Pernambucanas disputam Mundial para voltar a fazer história

1Três semanas após as conquistas dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, as pernambucanas Joanna Maranhão e Etiene Medeiros voltam a entrar em ação pelo Campeonato Mundial de Natação, a partir deste domingo, em Kazan, na Rússia. A dupla local encara a segunda competição mais importante do ano com a missão de voltar a fazer história na modalidade feminina brasileira. Além disso, o Mundial servirá como grande teste para a disputa das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Etiene, campeã mundial em piscina curta nos 50m, no ano passado, conhece muito bem o valor de um Campeonato Mundial que antecede as maior competição do Planeta. “O Pan é muito importante, mas o Mundial reúne os principais nadadores de todos os países e como termômetro para as Olimpíadas ele funciona melhor”, explicou a pernambucana de 24 anos, que nos Jogos de Toronto conquistou o primeiro ouro da história da natação feminina brasileira, nos 100m costas.

No Pan, Etiene ainda levou mais três medalhas: nos 50m livre (prata) e nos revezamentos 4x100m livre e medley (dois bronzes). Na Rússia, ela repetirá as provas com novo status de promessa para figurar no pódio da competição. Se confirmar a expectativa, a pernambucana só confirmará seu posto de melhor representante do País no esporte. 

Joanna Maranhão, por sua vez, também aporta em Kazan com ótimas expectativas. Em Toronto, a veterana de 28 anos cravou novo recorde sul-americano nos 400m medley após 11 anos de tentativas. Com 4min38seg, ela quebrou sua antiga marca de 4min40seg. O tempo foi perseguido por mais de uma década, até que ela finalmente conseguiu ultrapassá-lo. De quebra, ela ficou com o bronze na disputa e ainda faturou o terceiro lugar nos 400m medley e a prata no revezamento 4x200m livre.

“Minha motivação e confiança estão muito maiores. Eu realmente precisava de um campeonato em que eu sentisse que fui capaz de colocar meus treinos para fora, e foi isso que senti no Pan-Americano. Agora, em um palco muito maior, sinto que pertenço a esse grupo seleto de nadadores do mundo todo”, revelou a pernambucana, que junto com Etiene forma a principal dupla feminina da natação nacional.

Na semana passada, as pernambucanas e as demais nadadoras da seleção brasileira estiveram em Rio Maior, em Portugal, onde finalizaram a preparação para o Mundial. Joanna explicou a estratégia completa para a disputa da competição. “Logo na semana após o Pan-Americano subimos o volume de treino um pouco. E nessa semana que passou as atividades voltaram a cair. Agora, estamos focando mais nas táticas e detalhes das provas”, destacou a nadadora, que enfrentará nova maratona de provas nos 200m e 400m medley, 200m borboleta e 4x200m livre.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.