Pernambuco é o segundo estado do Nordeste no ranking de diabetes

PoA tentação é grande e dificilmente há quem resista a um doce, mesmo em pequena porção após o almoço, ou a passar longe de uma bola de sorvete durante o verão. Mas moderação deve ser a palavra de ordem. Pernambuco é o segundo estado do Nordeste em população afetada pelo diabetes e o consumo exagerado de doces é a porta deixada aberta para a doença, que mata uma pessoa a cada oito segundos no mundo. O alerta fica ainda mais evidente entre as pernambucanas, maiores consumidoras de doces do Nordeste (6° lugar nacional).

Doença crônica, o diabetes se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Esse tipo de açúcar decorrente da digestão dos alimentos é utilizado pelos tecidos em forma de energia. Para isso ocorrer, o pâncreas tem que liberar insulina. A enfermidade se apresenta quando há alteração da produção de insulina ou o corpo desenvolve uma resistência à ação dela.

Silenciosa, a doença pode estar presente no dobro de pessoas que se tem diagnóstico preciso, segundo o endocrinologista do Hospital Santa Joana Érico Higino de Carvalho. “O grande risco é a doença cardiovascular, que é a maior causa de morte para os pacientes com diabetes. Mas também temos que lembrar que ele é o maior causador de cegueira, amputação e diálise nos países desenvolvidos”, esclarece. A projeção é assustadora quando se considera que 11% dos pernambucanos nunca sequer tiveram a glicose medida. Mesmo entre os com diagnóstico definido, três em cada quatro diabéticos negligenciam o agendamento de exames de visão e dos pés.

A condição é séria e demanda intervenção médica em 60% dos casos – além de medicamentos controlados em 80% deles. No entanto, metade dos diagnosticados com idade inferior a 30 anos deixa de fazer uso de remédios. Para se ter uma ideia, apenas um em cada dez diabéticos do tipo 1 e um em cada quatro do tipo 2 podem ser considerados como integrantes do grupo cuja doença está, de fato, controlada.

O caminho mais curto para evitar o problema é mesmo evitando o consumo de doces, que significa ingestão excessiva de carboidratos e gorduras. Com o crescimento da circunferência abdominal e do fator de obesidade, o diabetes se faz muito mais comum. A boa notícia é que, com uma perda superior a 5% do seu peso, o corpo já apresenta alterações metabólicas suficientes para reduzir esse risco.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.