Pernambuco tem alto índice de crianças infectadas com AIDS; casos podem ser evitados

1Pernambuco se destaca do Nordeste por um dado preocupante: mais de 34% das crianças até cinco anos diagnosticadas com AIDS na região estão concentradas no estado. A informação, referente ao último ano que a pesquisa foi realizada, é especialmente inquietante, já que esta transmissão acontece verticalmente – passada de mãe para filho – e pode ser evitada. Os dados comparativos estão disponíveis no Observatório da Criança e do Adolescente, site lançado hoje pela Fundação Abrinq, que reúne e possibilita o acesso a indicadores sociais diversos – de educação à violência – da população com 18 anos ou menos, em todas as regiões do país.

Alaíde Elias da Silva dedicou 20 anos de sua vida para diminuir o sofrimento de famílias e crianças com o vírus no Recife. Ela engajou nesta luta, tendo como suporte uma pequena casa na Boa Vista, após a morte de seu próprio filho, Rachid, que com um ano de idade contraiu HIV a partir de uma transfusão de sangue. Alaíde conviveu com inúmeras famílias a partir da ONG Viva Rachid, criada por ela, e acredita que há uma série de fatores que se retroalimentam e contribuem para o alto número de crianças infectadas. “Não é apenas um fato isolado que gera esta situação, mas uma situação complexa. Às vezes não há o uso do preservativo por causa de um homem machista, que não aceita. A mulher também pode estar submetida a uma situação de violência, e ambos podem ser ignorantes quanto ao risco real da doença. E a situação se agrava com o começo da gravidez.”

Além do ambiente que propicia a contaminação de mulheres, existe a falta de informação quanto à prevenção necessária durante a gestação. “Existe uma dificuldade de acesso aos testes, às medicações necessárias e ao leite”, ela afirma, citando as formas da prevenção da transmissão vertical – como a medicação por meio de antirretrovirais e a nutrição do bebê por vias alternativas ao aleitamento materno. “Famílias que moram no interior podem não conseguir sequer transporte para ao hospital – e nem sempre a instituição possui infraestrutura e suprimentos para todas as mães. Eu já vi mães paupérrimas, cientes dos riscos de seus filhos, que entendem que o leite materno pode transmitir o HIV, mas, que diziam: ‘eu vou deixar meu filho morrer de fome? Que alternativa tenho?’”, narra, acrescentando que costumava realizar entrega de leite infantil para famílias nestas condições.

Alaíde acredita que o índice só vai diminuir quando houver sintonia entre o Governo do Estado, as entidades colaborativas e as crianças e mães soropositivas. “É preciso que todo mundo siga a mesma demanda e trabalhe junto para terminar a transmissão vertical. É possível evitar.” Ela não coordena mais a ONG Viva Rachid. Após uma campanha para arrecadação de verbas para manutenção dos serviços oferecidos – como apoio psicológico e doações de leite, alimento e materiais de higiene –, Dona Alaíde afirma que se viu “sem autonomia” e sem condição de manter o trabalho que realizava.

Formas de controle da transmissão

O primeiro passo para que o índice diminua pode parecer um tanto óbvio: é preciso que a gestante seja diagnosticada com HIV ou AIDS. Os testes podem ser realizados em Unidades Básicas de Saúde e maternidades. “É preciso que o vírus seja identificado no pré-natal e também a partir do Teste Rápido. Mas o que é especialmente complicado é que as pessoas com HIV podem transmitir o vírus, mesmo que não possuam os sintomas e não saibam da situação. Às vezes elas se sentem bem e não imaginam a condição”, explica François Figueirôa, coordenador do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde. Ele ressalta a necessidade da detecção nas primeiras consultas, ainda no primeiro trimestre. “Mas, há ainda as gestantes que contraem o vírus durante a gestação, o que dificulta mais ainda que ele seja identificado.”

Caso o HIV seja determinado durante o exame pré-natal, deve ser iniciado tratamento com medicamentos antirretrovirais. Se a carga viral do sangue estiver suficientemente baixa, é possível que o bebê nasça de parto normal. “Mas se a carga for detectável, não estiver baixa, a cesárea deve ser realizada com os procedimentos padrões que evitam a contaminação”, afirma François. Após nascer, o bebê deve receber o “xarope” – como por vezes é chamado o medicamento antirretroviral – por quatro semanas, sendo acompanhado neste tempo por profissional especializado. Os hospitais de referência neste tratamento no Recife são o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o Hospital Barão de Lucena e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), conhecido como Maternidade da Encruzilhada.

A contaminação também pode acontecer através do leite materno, então a criança deve ser nutrida a partir de fórmula infantil disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Razões para os altos números
Segundo o Boletim Epidemiológico AIDS/DST de 2014, realizado por departamento especializado do Ministério da Saúde, Pernambuco possuía o maior número de gestantes com HIV no Nordeste durante o ano passado – foram 144 mulheres. No relatório também é identificado que, contabilizando os óbitos desde 1980, o estado tem o maior número de mortes na região. Somente no ano passado, 550 pessoas morreram em Pernambuco devido à síndrome.

François afirma que a grande quantidade de casos em comparação ao restante da região pode ser causada pelo alto investimento da Secretaria em registrar os casos – ele acredita ser possível que em outros estados haja uma subnotificação. Mas acrescenta: “registramos os casos que existem, então o número é realmente alto”. Para o coordenador, quando se trata de transmissão vertical, o consumo de crack pode ser uma razão para os números. “Talvez essa seja uma característica que nos diferencie. Muitas usuárias não aderem ao tratamento, e é sempre a gestante que deve procurar esse atendimento, ele não pode ser imposto.”

É preciso também que, caso o vírus seja identificado, a grávida faça o que é recomendado nas unidades de saúde. “Essa transmissão é evitável, grávidas com HIV podem ter filhos sem o vírus. É preciso que haja disseminação de informação, que elas recebam o tratamento.”

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.