Pesquisa: 76,9% dos recifenses são a favor da redução da maioridade penal

1Alvo de debate intenso no Congresso Nacional, a tese da redução da maioridade penal ganhou aderência na população recifense, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), publicado em parceria com o JC. A pesquisa teve por objetivo traçar o perfil do novo eleitor recifense e revela que ele está mais conservador. A maioria (76,9%) dos entrevistados disse ser favorável à redução da maioridade penal no período presente. Quando questionados se defendiam a tese no passado, 58,9% disseram que sim, ou seja, 18 pontos percentuais a menos. O número de favoráveis à pena de morte também cresceu se comparado com o passado: de 42,3% para 57,6%. Isto é, 15 pontos percentuais a mais. A consulta foi realizada nos dias 20 e 21 de julho de 2015, no Recife. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou menos.

De acordo com o cientista político Adriano Oliveira, coordenador da pesquisa, os dados citados sinalizam para uma população mais intolerante com a criminalidade. “Por conta disso, passaram a defender medidas mais extremas. Digo mais extremas porque se tivéssemos um estado eficiente no combate à criminalidade, os percentuais poderiam se manter no mesmo nível ou diminuir em relação ao período passado”, explicou.

O contexto de forte debate da redução da maioridade penal também é um fator que pode ter contribuído para esse aumento de entrevistados favoráveis. O assunto permaneceu por alguns dias na pauta da Câmara Federal, que aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (TCE) do tema em junho, e no noticiário local e nacional. “Mas não foi só a discussão na Câmara, mas a criminalidade em si. A mídia também contribui quando mostra menores criminosos não punidos, causando sentimento de impunidade na população”, avaliou Adriano Oliveira.

A pesquisa aponta, ainda, que a maioria dos eleitores adota posturas conservadoras. Os entrevistados se posicionam desfavoravelmente à união homoafetiva, direito já garantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e são contra a legalização das drogas e do aborto, dois temas polêmicos. Perguntados sobre a união homoafetiva, 60,6% disseram que não são favoráveis, enquanto 36,7% são defensores. Em comparação com o tempo passado também, o percentual dos que discordavam do “casamento gay” era maior: 70,6%.

Ao serem questionados também se são favoráveis ao aborto, um total de 91% respondeu negativamente, enquanto 8% positivamente. O percentual atrelado ao “tempo presente” demonstra uma leve queda em relação ao passado: 92,7% (o que pode ser incluído dentro da margem de erro). Quanto à legalização das drogas, 85,2% responderam que não concordam. Apenas 14,3% disseram que são favoráveis. Esse percentual também apresenta uma queda sutil se comparado com o passado, no qual 89% disseram que não são favoráveis à legalização das drogas.

Sobre o sistema político, uma minoria de 11,5% defendeu a ditadura no Brasil. A democracia foi opção de 85,8% dos consultados. “Observamos uma mudança de comportamento e de valores. No caso da união homoafetiva, existe um processo de socialização e convivência maior com casais do mesmo sexo. Também há maior mídia, vejam as novelas”, disse Adriano.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.