Políticos divergem sobre a causa da crise

1A crise político-econômica que vem assombrando os corredores do Planalto também vem refletindo nos estados e municípios. No estado, obras com aportes federais estão paralisadas ou atrasadas. Em Suape, funcionários ligados à Petrobras foram demitidos, causando uma retração da economia. Neste contexto, políticos pernambucanos mostram suas visões sobre as raízes dos problemas atuais.

Para o vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, Silvio Costa (PSC) a crise no Estado é de “gestão”. “Venderam um modelo de gestão o que não estavam fazendo. Pernambuco está com problema de fluxo de caixa por conta de uma crise de gestão”, alfinetou.

Segundo ele, a administração socialista fez uma série de medidas que terminou por criar dificuldades de caixa. “Criaram o FEM sem poder, as Upas fizeram contratos caríssimos. Prometeram duplicar o salário dos professores e agora estão tendo que ter fluxo de caixa. Aí eles querem colocar todos os males em relação ao Governo Federal”.

Para ele, o Brasil precisa de um ajuste fiscal, para manter o emprego, o que levou a um déficit nos cofres públicos de R$ 105 bilhões. Costa diz que agora o Governo tem que agir no movimento inverso como arroxo, assim como outros países têm feito. Ele também defendeu que diante da necessidade de ajuste – tendo o Congresso dificultado a aprovação do pacote – os governadores não podem ser “irresponsáveis” e precisam direcionar suas bancadas a votarem junto com o governo. “Eles sabem que a saúde financeira deles depende da União. Então, eles não têm outro caminho a não ser ajudar a aprovação”, defendeu.

Já o líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Waldemar Borges (PSB), atribuiu toda instabilidade político-econômica à gestão federal. Segundo ele, a crise instalada no País se deu pelo descontrole do governo em relação à economia e a dificuldade da chefe do executivo federal de dialogar, interagir.

O socialista também rebateu o aliado da presidente Dilma Rousseff (PT), Silvio Costa. “Ele está querendo atacar um governo que tem 80% de aprovação, porque não tem como defender um governo que tem 80% de reprovação. Qual é o que tem crise de gestão?”, questionou.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.