PSB e PPS anunciam processo de fusão dos partidos

1Os presidentes nacionais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Popular Socialista (PPS) anunciaram  nesta quarta-feira (29), medida histórica para a política brasileira. Em coletiva, Carlos Siqueira (PSB) e Roberto Freire (PPS) comunicaram que as legendas consolidaram, com as respectivas executivas, a decisão de dar início ao processo para a fusão das duas organizações.

Na visão de Siqueira, a união é capaz de trazer renovação e oxigenação aos compromissos com a democracia e a justiça social. “É com enorme satisfação que os socialistas anunciam essa decisão firme e determinada. Praticamente por unanimidade, decidimos hoje levar adiante o processo de fusão PSB/PPS. Somos dois partidos com raízes no início da verdadeira organização dos partidos, quando nascemos da esquerda democrática. Não é apenas uma soma, porque política não é matemática. Se trata da junção de duas forças políticas históricas, com compromissos consolidados na história do Brasil”, disse o presidente socialista.

Ao lembrar das conquistas da nação brasileira no passado, Siqueira destacou que muitas delas são frutos de movimentos sociais ligados a esses dois partidos. “Eu lembraria apenas duas, que nos últimos anos não aconteceu nenhuma semelhante a elas. Uma é a luta pela reforma agrária que começou com nosso partido na década de 50, e a outra é a luta pelo sistema único de saúde, uma das conquistas sociais mais importantes. Queremos produzir neste momento, que há um desgaste profundo dos partidos nos planos nacional e internacional, uma nova força que atualize seu discurso, suas bandeiras e suas práticas.”

Nesse processo, o presidente Roberto Freire lembrou o fato das legendas se unirem nas últimas eleições e em diversas outras oportunidades. “Construímos um programa e o apresentamos ao País com Eduardo Campos, na condição de candidato a presidente. Há uma consolidação no pós-eleição que gerou esse fruto de hoje. Vivemos juntos em quase todas as grandes oportunidades que este País corrigia rumos e fazia rupturas fundamentais. Não partimos para nenhuma aventura e tivemos a clareza de que a luta era democrática. A história sempre nos aproximou, mas agora com forças muito maiores”, disse.

O presidente do PPS ressaltou ainda que as legendas não decidiram se unir como homenagem ao passado. “O passado apenas vai nos servir de plataforma. Temos algo em comum que precisa ser construído no Brasil para buscar alternativas e superar a crise. Esse é nosso grande desafio, renovar as esperanças de viver em um Brasil melhor.”

PROCESSO – O líder do PSB na Câmara, deputado Fernando Filho (PE), explicou que, a partir dessa decisão, haverá convocação de congressos nacionais para unir seus filiados e todas suas instâncias. “Isso vai servir para darmos seguimento aos trabalhos, que tiveram início ainda na constituição da campanha do governador Eduardo Campos à presidente. Vamos procurar, com isso, apontar um caminho para o Brasil, com novo programa e novo estatuto”, encerrou.

Fonte:  Liderança do PSB

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.