Recife tem o maior número de casos de microcefalia registrados no país

1O Recife concentra o maior número de casos suspeitos de bebês com microcefalia no Brasil: são 238 casos notificados até agora, em 2015. Em Pernambuco, a capital vem seguida de Caruaru, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão do estado, com 38 e 37 notificações, respectivamente. Em uma semana, o número de casos passou de 268 para 487 em todo o estado. Os novos números foram divulgados em coletiva de imprensa nesta terça-feira (24), na Secretaria de Saúde de Pernambuco.

A microcefalia faz com que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal. O Ministério da Saúde informou que, este ano, já foram notificados 739 casos suspeitos em 160 cidades de nove estados do país. A principal hipótese para o surto continua sendo o contágio por zika vírus – identificado no Brasil pela primeira vez em abril.

Dos 487 casos suspeitos apresentados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, 294 foram em bebês do sexo feminino e 192 em recém-nascidos do sexo masculino. Os detalhes do 487º caso não foram divulgados.

De acordo com secretária-executiva de Saúde, Luciana Albuquerque, o número quase dobrar em uma semana é decorrência da notificação imediata e obrigatória da microcefalia. “A gente não imagina a proporção desse aumento em uma semana. À medida em que a gente institui a notificação, os casos podem, sim, aumentar ainda mais. Pernambuco foi o único estado que tenho conhecimento que implementou isso [a notificação imediata e obrigatória]”, detalha.

Depois de Pernambuco, os estados com mais registros são Paraíba (96), Sergipe (54), Rio Grande do Norte (47), Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (1). Há uma morte sendo investigada, no Rio Grande do Norte.

Descentralização do atendimento
Foram divulgados também os hospitais de referência no acompanhamento da microcefalia, que estarão no protocolo das gestantes. No Recife, além do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o Hospital Agamenon Magalhães e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), também vão receber as mães e grávidas. No caso de confirmação de que o bebê tem microcefalia, as mães devem procurar o Imip, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz e o Barão de Lucena.

O acompanhamento, no entanto, não vai ficar restrito ao Recife. A Secretaria de Saúde informou ainda que vai prestar apoio às famílias também em Caruaru, no Agreste, e em Serra Talhada, no Sertão. Em Caruaru, os hospitais de referência são o Jesus Nazareno e o Mestre Vitalino. Em Serra Talhada, a gestante deve procurar o Hospital Professor Agamenon Magalhães. O protocolo de atendimentos nestas cidades ainda não foi divulgado e não há previsão de quando vai entrar em vigor.

Zika
Uma das suspeitas do grande número de casos de microcefalia é a Zika, transmitida pelo mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. Também nesta terça-feira (24), o prefeito do Recife, Geraldo Julio, esteve reunido com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para apresentar as medidas de reação adotadas pela capital pernambucana, face aos crescentes casos de microcefalia no estado.

O material apresentado foi o Plano de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, elaborado pela Secretaria de Saúde do Recife, que pretende intensificar o combate ao mosquito, associado à proliferação dos casos de microcefalia. O plano foi orçado em R$ 30 milhões. Na coletiva de imprensa, Luciana Albuquerque citou algumas medidas adotadas pelo plano, incluindo as medidas habituais de combate à doença: não acumular lixo, não deixar água parada e denunciar os possíveis focos do mosquito. A secretária afirmou que há um incetivo para que os municípios montem estratégias de prevenção.

“A gente está incentivado eles [os municípios] a prepararem um plano de contingência. A maioria já preparou. No Estado, nós temos o comitê de mobilização social e estamos montando uma estratégia e vendo como o exército pode nos ajudar nesse combate”, conclui.

O Plano prevê, ainda, a contratação temporária de 300 novos agentes de saúde ambiental e controle de endemias, o que significa um aumento de 50% de funcionários na atual equipe. Também está prevista a intensificação das campanhas de conscientização sobre a prevenção à proliferação do Aedes aegypti.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.