Redes sociais serão a grande arma da fiscalização de trânsito durante feriadão da Semana Santa

1Os motoristas que planejam pegar a estrada para aproveitar o feriadão da Semana Santa poderão utilizar as redes sociais para evitar surpresas, como acidentes e congestionamentos pelo caminho, além de traçar rotas alternativas para ir e voltar mais rápido. A Operação Semana Santa, que começa nesta sexta-feira (27/3) e segue até o dia 5 de abril, numa ação conjunta de órgãos de fiscalização de trânsito estaduais e federais, estará mais multimídia este ano, com a promessa de disponibilizar informações sobre a situação das estradas, especialmente as que levam para o Agreste pernambucano, a cada 30 minutos. Facebook, Twitter e, em alguns casos, Instagram, de instituições como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER–PE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran–PE), serão alimentados constantemente.

Mais de 300 profissionais, entre agentes de trânsito, policiais, engenheiros, servidores da saúde e arte-educadores estarão envolvidos. A proposta é levar comunicação aos motoristas, seja de caráter educativo, alertando para os perigos de consumir bebidas alcoólicas e dirigir, seja operacional, informando em tempo real a ocorrência de acidentes, retenções e congestionamentos. A promessa inclui, ainda, dar dicas de caminhos alternativos para os motoristas. Para alimentar todas essas informações, o DER–PE e o Detran–PE estarão com unidades fixas no interior. Uma central de comando será instalada no pátio de eventos de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado. Nela funcionará a ouvidoria interativa dos órgãos e um centro de comunicação. Dois postos fixos do DER–PE também estarão em funcionamento nas cidades de Gravatá e Caruaru, na mesma região, nos dias em que houver espetáculos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

Como não poderia deixar de ser, o foco da operação será o alerta sobre os perigos da mistura álcool e direção e do excesso de velocidade. A Operação Lei Seca não terá reforço no efetivo – continuará com 9 equipes, cada uma com 11 profissionais da PM, Secretaria Estadual de Saúde e Detran –, mas as blitzes serão mais intensas no interior. As BRs 232, que liga o Recife ao interior, e 104, além da PE-145, que dão acesso à Brejo da Madre de Deus e Fazenda Nova, serão o alvo. “Mas estaremos também em Gravatá e Caruaru, além de algumas praias. É um dos feriados que mais nos preocupam porque as atrações estão no interior, obrigando a população a pegar a estrada. Seja do litoral ou do próprio interior. E todos sabem que dirigir em rodovias exige muito mais atenção. Só perde para o Carnaval, quando o consumo de bebidas alcoólicas é muito alto”, alertou o tenente–coronel André Cavalcanti, coordenador da Operação Lei Seca em Pernambuco.

No feriado da Semana Santa do ano passado, 229 motoristas foram autuados por dirigir alcoolizados, dos 8.317 abordados durante as blitzes. Somente no Carnaval do mesmo ano, foram 182 atuações de 7.753 abordagens.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.