Representantes do governo afirmam que não há risco de colapso do Rio São Francisco

1Representantes do governo participaram, na tarde desta quarta-feira (25), de uma audiência pública sobre o risco de colapso do Rio São Francisco. Na audiência, promovida pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, eles relataram ações do governo em favor do rio, reconheceram a situação delicada da seca e afirmaram que não há risco de colapso.

O diretor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luís Napoleão Casado, disse que a geração de energia e o consumo humano devem ser as prioridades no trato com o rio. Para Casado, a concepção do multiuso e o diálogo são instrumentos importantes na administração das atuais necessidades do São Francisco. Para recuperar o rio, explicou o diretor, a Codevasf tem acompanhado o uso de bombas de irrigação e a construção de canais de adução e patrocinado ações de desassoreamento, entre outras medidas.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, disse que tem feito reuniões com representantes de órgãos envolvidos com o Rio São Francisco. Segundo Guillo, as decisões e ações conjuntas desses órgãos foram essenciais para a manutenção da reserva da usina de Sobradinho. A redução de vazão das hidroelétricas foi uma dessas decisões. Ele disse que no dia 15 de dezembro vai participar de mais uma reunião para avaliar a situação dos reservatórios ao longo do São Francisco.

Chuvas

Para o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, as medidas preventivas são importantes para garantir o consumo de água ao longo do rio. Ele reconheceu que os anos de 2014 e 2015 foram “críticos” em relação às chuvas, mas disse que há uma expectativa de melhoria nas regiões do médio e do alto São Francisco, por conta do início da estação chuvosa.

A coordenadora-geral de Infraestrutura de Energia Elétrica do Ibama, Regina Generino, informou que o instituto tem acompanhado a situação do São Francisco. Ela disse que o rio exige cuidados e relatou uma série de ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em favor do rio. Como exemplo, Regina citou o acompanhamento da “cunha salina”, que é o avanço da massa salgada do oceano em direção ao rio. Segundo Regina, quanto mais chuva, menor a cunha salina e, assim, menor o risco de comprometimento da água doce.

O superintendente de Operação e Contratos de Transmissão de Energia da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou que a barragem de Sobradinho tem hoje a acumulação de água de apenas 1,7% de sua capacidade. Segundo Franklin, é o menor índice desde o início das operações da barragem, em 1979. Ele registrou que o volume está 40 centímetros abaixo do mínimo considerado como volume operativo.

De acordo com o superintendente, a expectativa é que não haverá necessidade de uso do volume morto, por conta da chegada das chuvas. Com a barragem no volume morto, Sobradinho poderia não mais gerar energia. Mas se isso ocorrer, acrescentou Franklin, a usina poderá liberar a vazão para que a hidroelétrica Paulo Afonso possa gerar mais energia. Ele disse que se ações preventivas, como o controle de vazão, não tivessem sido tomadas, Sobradinho teria enfrentado uma crise mais grave ainda no ano de 2014.

“Apesar da expectativa [de chuva], precisamos continuar o trabalho para nos preparar para um volume chuvoso que não seja suficiente” – declarou Franklin, lembrando que o Nordeste vem enfrentando secas graves há três anos.

O presidente da comissão, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), agradeceu a disposição dos convidados . O senador, autor do requerimento para a realização da audiência, reconheceu que a situação do São Francisco é delicada, mas elogiou o trabalho de articulação do governo, ao congregar diversos órgãos e entidades na tentativa de preservar o rio. “O ponto positivo é que não teremos o colapso hídrico para os perímetros irrigados – disse o presidente, fazendo referência a regiões de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe”.

Temor

O relator da comissão, deputado Sergio Souza (PMDB-PR), relatou viagem que fez, há três anos, pelo interior do Nordeste. O senador disse que os rios intermitentes chamaram sua atenção. Ele afirmou que “é muito triste ver um rio cujo leito é pedra e areia”. Na Região Sul, acrescentou o relator, muitos rios estão hoje com metade do volume que tinham há poucas décadas. Para o deputado, os órgãos do governo precisam encarar com muita seriedade a situação do São Francisco, para que o rio não fique comprometido.

O vice-presidente da comissão, deputado Sarney Filho (PV-MA), manifestou preocupação com as mudanças climáticas e sugeriu que os órgãos responsáveis pelo rio já pensem na manutenção da água para o consumo humano – caso a seca se agrave. Ele disse que o governo deveria ter revitalizado o Rio São Francisco antes de começar a obra de transposição. O deputado JHC (SD-AL) disse que a obra é grandiosa, mas admitiu “temor e preocupação” com o futuro da transposição.

Fonte: Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.