Sistema para tentar evitar mortes por choque é usado parcialmente em PE

1Para manter a população imune aos choques elétricos nas ruas das cidades, toda a rede deveria ter um dispositivo de segurança para desligar a energia em casos de rompimento de fios. Em Pernambuco, isso nem sempre acontece. O estado figura em segundo lugar do Nordeste no ranking de mortes por choque elétrico. O caso mais recente, do jovem Anderson José da Silva, aconteceu no último domingo (28). Ele morreu depois de encostar em um fio de iluminação pública que se partiu no bairro de Santo Amaro, no Recife.

De acordo com a Associação Profissional dos Engenheiros Eletricistas de Pernambuco, toda rede tem que ter um sistema de proteção associado. Os sistemas são compostos por dispositivos chamados relés, que ficam dentro das subestações. Eles supervisionam qualquer ocorrência no sistema de forma automática. A parte considerada mais importante é a chamada fuga para a terra, que acontece quando um fio se rompe. A rede tem que desligar em fração de segundos para evitar qualquer acidente.

O engenheiro Aluísio Maluf, presidente da entidade, disse que é inadmissível que este sistema de proteção falhe. “Não pode um fio cair no chão e não ser desligado, porque ele não vai dar choque, vai matar a pessoa. A população não pode andar na rua prestando atenção se tem fio no chão. Como a pessoa vai saber? O fio nao pode ter energia. O sistema tem que atuar e desligar”, disse.

Mas o sistema de proteção da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) atua de forma diferente nas redes de alta e de baixa tensão. No caso da baixa tensão, a proteção é realizada pelos fusíveis dos transformadores. Esses equipamentos atuam apenas em casos de curto-circuito de alta intensidade, o que não garante que se um fio partir a rede será desligada. Quem estiver próximo pode receber uma descarga elétrica.

“Um curto-circuito de baixa itensidade não provoca sensibilidade suficiente para que os fusíveis atuem. Essas redes elétricas de baixa tensão possuem essas proteções dos fusíveis em todo o Brasil. É uma característica das redes de distribuição brasileiras de baixa atenção. E essa proteção só garante abertura para alta intensidade”, explicou Saulo Cabral, superintendente de Operações da Celpe.

Mortes por descarga elétrica
Os números da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Rede Elétrica revelam que  Pernambuco é o segundo estado do Nordeste com maior número de mortes por choque elétrico. Em 2014, 51 morreram em acidentes desse tipo aqui no estado. Desse total, cinco mortes foram em decorrência de fios partidos na rua ou por contato direto com a rede elétrica. Pernambuco só perde para a Bahia, com 68 mortes e onde a energia também é fornecida pelo grupo Neo Energia, mesmo controlador da Celpe.

No Centro de Operação Integrado da Celpe no Recife, os controladores fiscalizam a rede de todo estado e sabem quando a energia de alta tensão tem algum problema. Mas quando é na baixa tensão, são os clientes que precisam comunicar. No caso do último acidente, o sistema não foi desligado a tempo de evitar a morte de Anderson. Ele morreu depois de encostar em um fio de iluminação pública que se partiu, próximo ao Shopping Tacaruna. Em junho de 2013, o advogado e músico Davi Lima Santiago Silva também encostou num fio quando passeava com o cachorro dele na Avenida Visconde de Jequitinhonha, em Setúbal, Zona Sul da capital.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.