Sisu já registra mais de 2,3 milhões de inscritos

PoO Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou, até as 18h desta quarta-feira (21), 2.320.624 de inscritos, informou o Ministério da Educação (MEC). No segundo dia de inscrição, a nota de corte mais alta da ampla concorrência foi a do curso de direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), 824,21 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) registra a segunda maior nota de corte, com 821,81 pontos. Foram consideradas as instituições que oferecem todas as vagas pelo Sisu. A última nota de corte será divulgada amanhã (22), a partir de 2h.

As inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira (22) e os candidatos têm até as 23h59 para participar da seleção para vagas do ensino superior público no site do sistema. Já com a segunda divulgação da nota de corte em mãos, os candidatos devem ficar atentos ao processo e, se desejarem, fazer as últimas mudanças na opção de curso.Para aqueles que ainda não fizeram a inscrição, a recomendação é que não deixem para a última hora. Segundo o especialista em Enem e presidente de honra do Instituto Henfil, Mateus Prado, os estudantes que têm mais de uma opção de curso devem ficar atentos e ajustar a escolha às notas de corte para garantir uma vaga.

“Esse aluno deve escolher o curso em que tem viabilidade de passar e colocar em primeira opção. Nos últimos dias, menos pessoas se inscrevem e mais pessoas trocam a opção de curso. As notas de corte mais baixas tendem a subir. As mais altas, de cursos mais concorridos, tendem a se manter”, explicou Prado.

Para ele, as notas de corte estão altas tanto para a ampla concorrência quanto para os cotistas. Ele recomenda aos que querem um curso específico e não têm nota para passar que esperem a segunda edição do programa, no segundo semestre. “As notas de corte desse processo seletivo não são definitivas, mudam no segundo semestre. Às vezes, com a mesma nota, [no segunda edição] o estudante consegue passar no curso que quer.”

Na primeira edição deste ano, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem sem tirar 0 na redação. No ano passado, cerca de 6,2 milhões de candidatos fizeram o Enem.

Segundo o MEC, as notas de corte devem servir para ajudar o candidato a monitorar a inscrição, mas não são garantia de que ele será selecionado.

A mestre em psicologia e diretora da Rhaiz Recursos Humanos, Rita Brum, aconselha os candidatos a pesquisar sobre cursos que pretendem escolher e, se possível, fazer um teste de orientação vocacional. De acordo com Rita, o estudante deve “buscar o máximo de informações sobre as competências que são requeridas em cada curso, quais disciplinas vai cursar, e comparar com a análise que tem de si mesmo”.

Caso o estudante queira um curso muito concorrido, escolher outro de área correlata pode ser arriscado. “O recomendado é sempre estudar mais para conseguir nota para o curso que se quer, porque essa escolha [de curso correlato] pode ser muito diferente, e o estudante corre o risco de se frustrar. Ter sucesso na carreira é fazer o que se quer, de acordo com interesse e características de personalidade”, acrescentou a psicóloga.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.