Superior Tribunal de Justiça escolhe nesta terça candidatos a ministro

1Os 31 atuais ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a segunda maior instância da Justiça no país, se reúnem nesta terça-feira (6) para formar uma lista com três indicados para integrar a Corte. Os nomes serão enviados para a presidente Dilma Rousseff, que escolherá um deles, que deverá ser sabatinado e aprovado pelo Senado para assumir a vaga.

O novo integrante do STJ vai ocupar a vaga do ministro Sidnei Beneti, que se aposentou em agosto do ano passado. Ele também passará a ocupar uma cadeira na Quinta Turma do tribunal, responsável por processos criminais e que foi designada para analisar recursos e pedidos contra decisões de instâncias inferiores relacionadas à Operação Lava Jato.

A Quinta Turma é composta por cinco ministros do STJ e, na semana passada, ganhou um novo membro: o ministro Marcelo Navarro, escolhido em agosto por Dilma. O novo ministro herdou a relatoria dos pedidos da Lava Jato, feitos por empreiteiros, operadores e políticos sem mandato, julgados na 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba e suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

A vaga de Sidnei Beneti é destinada a desembargadores de Tribunais de Justiça estaduais. Para o posto, se candidataram 40 magistrados, oriundos de todas as regiões do país (veja abaixo o nome de cada um e a origem). Nos últimos dias, vários deles visitaram ministros do STJ para entregar currículos e pedir votos.

Na votação, cada um dos atuais 31 ministros poderá votar em até três nomes. Os três mais votados vão compor a lista tríplice a ser encaminhada a Dilma, que não tem prazo para fazer a escolha e informá-la ao Senado.

Na quarta-feira (7), os ministros do STJ voltam a se reunir para uma nova votação, para escolher outros três nomes a serem indicados para uma segunda vaga no STJ. Essa vaga, porém, é destinada a magistrados de Tribunais Regionais Federais (TRFs), para a qual concorrem 16 desembargadores federais (veja lista de candidatos abaixo).

O escolhido para esa vaga ocupará o lugar do ministro Gilson Dipp, aposentado em setembro do ano passado. Em princípio, seu substituto seria levado à Segunda Turma do Tribunal, dedicada a processos relacionados ao Direito Público. Membros do STF, no entanto, preveem que um dos integrantes da Quinta Turma, Gurgel de Faria, peça a transferência para a Segunda, o que abrirá mais uma vaga no colegiado responsável pela Lava Jato.

Se essa hipótese se confirmar, Dilma terá indicado três dos cinco ministros da Quinta Turma, o que forma uma maioria no colegiado, integrado também pelos ministros Félix Fischer, presidente da turma, e Reynaldo Soares da Fonseca.

Veja abaixo os 40 candidatos indicados por Tribunais de Justiça estaduais para o STJ:
– Francisco Djalma da Silva (TJ-AC)
– Samoel Martins Evangelista (TJ-AC)
– Paulo Barros da Silva Lima (TJ-AL)
– Agostinho Silvério Júnior (TJ-AP)
– Edmilson Jatahy Fonseca Júnior (TJ-BA)
– Gardênia Pereira Duarte (TJ-BA)
– Sergia Maria Mendonça Miranda (TJ-CE)
– Arnoldo Camanho de Assis (TJ-DF)
– Samuel Meira Brasil Jr. (TJ-ES)
– Carlos Alberto França (TJ-GO)
– Luiz Cláudio Veiga Braga (TJ-GO)
– Evandro Lopes da Costa Teixeira (TJ-MG)
– José Afrânio Vilela (TJ-MG)
– Nelson Missias de Morais (TJ-MG)
– Sandra Alves de Santa e Fonseca (TJ-MG)
– Marcio Vidal (TJ-MT)
– Leonam Gondim da Cruz Júnior (TJ-PA)
– Frederico Ricardo de Almeida Neves (TJ-PE)
– Mauro Alencar de Barros (TJ-PE)
– José James Gomes Pereira (TJ-PI)
– Gamaliel Seme Scaff (TJ-PR)
– Jorge de Oliveira Vargas (TJ-PR)
– José Sebastião Fagundes Cunha (TJ-PR)
– Tito Campos de Paula (TJ-PR)
– Antônio Saldanha Palheiro (TJ-RJ)
– Carlos Santos de Oliveira (TJ-RJ)
– Fábio Dutra (TJ-RJ)
– José Carlos Paes (TJ-RJ)
– Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho (TJ-RJ)
– Marcos Alcino de Azevedo Torres (TJ-RJ)
– Paulo de Oliveira Lanzelotti Baldez (TJ-RJ)
– Marcos Alaor Diniz Grangeia (TJ-RO)
– Raduan Miguel Filho (TJ-RO)
– Denise Oliveira Cezar (TJ-RS)
– Nelson Juliano Schaefer Martins (TJ-SC)
– Carlos Henrique Abrão (TJ-SP)
– Ivan Sartori (TJ-SP)
– James Alberto Siano (TJ-SP)
– Louri Geraldo Barbiero (TJ-SP)
– Paulo Alcides Amaral Salles (TJ-SP)

Veja abaixo os 16 candidatos indicados por Tribunais Regionais Federais para o STJ:
– João Batista Gomes Moreira (TRF-1)
– Kassio Nunes Marques (TRF-1)
– Aluisio Gonçalves de Castro Mendes (TRF-2)
– José Antônio Lisbôa Neiva (TRF-2)
– Poul Erik Dyrlund (TRF-2)
– Sérgio Schwaitzer (TRF-2)
– André Nabarrete Neto (TRF-3)
– José Marcos Lunardelli (TRF-3)
– Luis Carlos Hiroki Muta (TRF-3)
– Luis Paulo Cotrim Guimarães (TRF-3)
– Mairan Gonçalves Maia Júnior (TRF-3)
– Nino Oliveira Toldo (TRF-3)
– Fernando Quadros da Silva (TRF-4)
– Joel Ilan Paciornik (TRF-4)
– Rogério Favreto (TRF-4)
– Victor Luiz dos Santos Laus (TRF-4)

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.