Terremoto no Nepal deixa pelo menos 876 mortos

1Um terremoto de 7,8 graus de magnitude deixou pelo menos 876 mortos no Nepal, e obrigou o país a declarar estado de emergência na manhã deste sábado. O abalo sísmico foi sentido em países vizinhos como Paquistão, Índia e Bangladesh e derrubou prédios e construções históricas como a torre Dharahara na capital nepalesa.

O terremoto foi o mais violento a atingir o Nepal em 81 anos, e teve uma profundidade de apenas 2 quilômetros. Terremotos de pouca profundidade são, geralmente, mais perigosos, uma vez que a quantidade de energia liberada se concentra em uma área menor. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores em todo o mundo, o número de vítimas deve passar de mil. O USGS também registrou 17 tremores após o grande terremoto, com intensidades entre 4,2 e 5,5 graus de magnitude.

Foram registradas mortes em todas as regiões, exceto no extremo Oeste do país. Todos os nossos agentes de segurança foram mobilizados para resgatar pessoas em necessidade — afirmou o subinspetor geral de polícia, Kamal Singh Bam.

Segundo meios de comunicação locais, o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos. Construída em 1832, a Torre Dharahara era um ponto turístico que teve aberto ao público nos últimos dez anos. Dos 14 andares da estrutura, apenas a base, de cerca de 10 metros de altura, restou. Vários dos antigos templos hindus da capital nepalesa foram reduzidos a escombros após o tremor.

É difícil precisar a extensão dos danos causados pelo terremoto. Uma análise completa ainda é impossível, mas esse foi um terremoto particularmente intenso, e de pouca profundidade, então a expectativa é de que os danos sejam extensos, especialmente em Lamjung, no distrito de Gorkha, epicentro do tremor — afirmou a coordenadora das Nações Unidas para o Nepal, Jamie McGoldrick. — Não há dúvidas de que foi um terremoto enorme, mas se ele tivesse acontecido mais perto de Kathmandu, o resultado teria sido catastrófico

O turista indiano Devyani Pant estava em uma cafeteria de Kathmandu com amigos quando “de repente as mesas começaram a tremer e os quadros caíram das paredes”.

— Eu gritei e corri para fora”, disse à agências por telefone da capital, onde ao menos 181 pessoas morreram — contou Pant. — Estamos agora recolhendo os corpos e levando os feridos para a ambulância. Estamos sendo forçados a colocar os corpos um em cima do outro para que caibam.

A sueca Jenny Adhikari, que vive no Nepal, contou ao jornal “Aftonbladet” que estava em um ônibus na cidade de Melamchi, a 30 quilômetros de Kathmandu, quando sentiu a terra tremer.

— Uma pedra enorme caiu a poucos metros do ônibus em que eu estava — contou Jenny. — De repente todas as casas ao redor começaram a desabar.

A maioria das mortes aconteceu no Vale de Kathmandu, mas oito pessoas morreram depois que os tremores geraram uma avalanche que soterrou parte de uma base de alpinistas no Everest. Seis mortes foram registradas na região do Tibete, e outras duas em Bangladesh.

 

Na Índia, pelo menos 34 mortes foram registradas, 25 delas na província de Bihar, onde 131 pessoas ficaram feridas; três em Bengala Ocidental, e seis em Uttar Pradesh. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi anunciou o envio imediato de ajuda humanitária e equipes de resgate ao Nepal.

A intensidade foi sentida em todo o norte da Índia. No leste de Uttar Pradesh e em Bihar foram sentidos intensos tremores, e também na zona de Bengala Ocidental e em Sikkim — explicou Laxman Singh Rathore, diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia.

Rathore afirmou que 20 minutos depois do primeiro tremor ocorreu uma réplica de 6,6 graus de magnitude.

Em 1934, um terremoto de 8,3 graus de magnitude matou mais de 8.500 pessoas no Nepal. Inicialmente, o USGS classificou o terremoto com sendo de 7,5 graus de magnitude, mas esse número foi rapidamente revisado, e aumentado para 7,9. Uma nova revisão reduziu a magnitude para 7,8.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.