Trabalho infantil aumenta 10,4% em Pernambuco

1Após sete anos consecutivos diminuindo os índices de trabalho infantil (entre 2005 e 2012), Pernambuco apresentou aumento de 10,4% na ocupação de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013, divulgada este ano. Em números absolutos, o ano de 2013 terminou com 146.038 menores de idade exercendo algum atividade profissional, contra 139.079 de 2012.

Como forma de alertar para o problema, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe) promove, hoje, uma passeata que sairá da Praça Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, rumo ao Palácio do Campo das Princesas, também na área central da cidade. A saída está marcada para as 14h e a coordenação do movimento pretende entregar ao governo um documento com diretrizes para reverter a situação.

“Queremos políticas públicas mais eficazes. A questão do trabalho infantil necessita de atenção contínua, pois é acima de tudo cultural. Muita gente acha normal uma criança trabalhar”, comenta Eudes Fonseca, um dos coordenadores do Fepetipe. “Crianças e adolescentes são serem em formação, física e mentalmente. Estão sujeitos a vários perigos pelo fato de estarem nas ruas, muitas vezes exercendo atividades prejudiciais à saúde”, diz, citando como exemplo o caso dos entregadores de água mineral e ajudantes de lava-jato.

Gente como M.C., de 17 anos, que aos seis anos de idade começou a trabalhar vendendo alimentos para ajudar a família, na Comunidade de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife. Passou quase toda a infância e adolescência privada de brincadeiras. “Eu brincava sozinha, no pouco de tempo que tinha depois que acabavam as tarefas”, conta. Os períodos de trabalho cobraram outro preço alto: as dificuldades na vida escolar. Após a segunda repetência, a garota parou de trabalhar para se dedicar aos estudos. Hoje faz dois cursos técnicos – Enfermagem e Administração – e sonha em ser fisioterapeuta. “Eu poderia estar bem adiantada nos estudos, mas agora é bola para frente e ir atrás do meu objetivo”, diz ela.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do governo do Estado explica que o aumento na incidência de trabalho infantil em 2013 se deveu a uma modificação nas diretrizes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizada naquele ano. Segundo o órgão, alguns municípios ficaram sem receber recursos federais para o Peti, situação que foi normalizada no ano seguinte. Atualmente, 68 municípios que apresentam altos índices de trabalho infantil estão inseridos no programa, e a secretaria deve começar, ainda este ano, ações específicas para coibir o trabalho de crianças e adolescentes em praias, mercados e feiras livres.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.