Você é a favor da legalização da maconha?

1Este mês de maio está sendo marcado por uma série de eventos com o objetivo de refletir sobre a proibição e sobre as propostas de descriminalização e de liberação da maconha no Brasil. O Maio Verde, criado pelos simpatizantes da droga, está levando militantes favoráveis e contrários a mergulharem nas estatísticas, estudos e experiências observadas em outros países para poderem fincar posição e defender seus pontos de vista. Trazendo para o meio do debate a eficácia da atual legislação brasileira, que encarcera quem cultiva e comercializa, deixando para o usuário a possibilidade de receber uma advertência ou ter de cumprir uma medida educativa.

Nas discussões entram defesas extremadas e acaloradas, que partem desde o posicionamento de pessoas que defendem o encarceramento do vendedor e do usuário, até de outros advogando pela liberação imediata de qualquer tipo de droga, sem levar em consideração os efeitos que uma medida desta acarretaria para um país socialmente desigual como o Brasil. Saindo dos extremos, que por vezes permeiam o simplismo, o  ouviu médicos, militantes e lideranças sociais para traçar um perfil sobre os caminhos possíveis no País.

No cenário brasileiro, a maior mudança a respeito da droga foi implementada, em janeiro de 2015, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A entidade liberou a importação de um remédio feito à base de canabiol (CBD), um dos 80 princípios ativos da maconha. Desde que o paciente conte com a prescrição médica. A medida, tida como positiva por pacientes portadores de doenças neurológicas, como epilepsia, esclerose múltipla ou que sofrem com convulsões, não é vista como um grande avanço por quem pede a liberação total ou a descriminalização (veja a diferença entre esses dois termos na arte acima).

É que existem países que permitem o uso medicinal, mas que também adotam a pena de morte para quem é pego fumando maconha. A principal produtora de remédios à base de CBD no mundo é a China, com 70% do mercado mundial. No entanto, o consumo de maconha é estritamente ilegal entre os chineses. Quem é pego pode ser condenado a três anos de prisão ou pegar a pena máxima do país: o fuzilamento.

Em terras brasileiras são várias as propostas debatidas pela sociedade. Uma trata da descriminalização do uso recreativo, ou seja, ninguém seria punido por ser pego fumando. Outro tema debatido é o da legalização, seguindo um modelo como o do Uruguai, onde o plantio, a produção e o comércio são controlados pelo Estado. Assim defende a diretora Executiva da Associação Brasileira de Redução de Danos, Ingrid Farias. Ela aponta que o debate das drogas precisa ser trazido à luz da saúde, da redução de danos, da assistência social e da educação.

Para quem defende a descriminalização, uma das justificativas está na falta de preparo do Estado em lidar com o encarceramento de quem é preso por conta das drogas. Diferente de uma posição mais conservadora, comum na Igreja Católica, a Pastoral Carcerária Nacional apresenta uma postura mais aberta. Como explica o Coordenador da Pastoral Carcerária, Valdir João Silveira. Para ele, a repressão contra as drogas no País tem idade, cor e condição social. Tendo o País atualmente 25% dos presos encarcerados por conta da questão das drogas. Destes, 52% são jovens, entre 18 e 29 anos, vindos da periferia. O padre, que atua visitando os presídios brasileiros, diz que quem diferencia o traficante do usuário na favela é a polícia, não existindo um critério objetivo para a ação. “Você tira hoje da rua um cidadão por conta das drogas e o encarcera em um ambiente dominado por elas. Não tem como sair melhor. A questão das drogas se resolve com tratamento e não com prisão”, defende ele, que deixa claro ser contra a legalização.

Já o presidente da Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad), psiquiatra Jorge Jaber, apresenta questões médicas para se colocar contrário à legalização e ao uso da maconha. “O que ocorre é a morte de neurônios cerebrais, a redução da produção de espermatozoides no homem”, destaca. Fora isso, ele pontua que o uso da maconha está associado a transtornos psicóticos.

No Congresso Nacional, as propostas de mudanças da atual legislação esbarram na forte oposição de parte dos parlamentares. Durante todo ano de 2014, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) realizou audiências públicas no Senado para debater o tema. Ele é relator de uma sugestão popular para a regulamentação recreativa. Mas a discussão sobre o tema encontra resistência na posição de quadros como o senador Magno Malta (PR-ES), que se coloca à frente de uma possível Frente Parlamentar Mista Contra a Legalização das Drogas no Brasil. Porém, não é no Senado que está a proposta mais polêmica. Na Câmara dos Deputados tramita um projeto do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). A matéria de lei autoriza a produção e venda de maconha no País. Pela proposta, o governo teria o controle da comercialização por meio do registro dos locais de produção e pontos de venda, além de ficar obrigado a padronizar e inspecionar o produto. Também fica permitido o cultivo limitado da planta da cannabis, matéria-prima da droga, dentro da casa do usuário.

MAIO VERDE EM PERNAMBUCO

Dentre os eventos realizados durante o Maio Verde em Pernambuco, está o II Seminário Antiproibicionista de Pernambuco com o tema: “Prisão é segregação social: O impacto das políticas proibicionistas no encarceramento”. O evento contará com a presença da professora da UFRJ Luciana Boiteux, e o delegado Orlando Zaccone da policia do RJ. O encontro ocorrerá na próxima sexta-feira(29), a partir das 14h,no auditório da Fiocruz na UFPE. A inscrições podem ser feitas pela página do Coletivo Antiproibicionista de PE, no Facebook.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.