Geraldo e João Paulo empatados nas intenções de voto

01A dois meses para o início das campanhas municipais, a primeira pesquisa eleitoral para prefeito do Recife, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, aponta o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o ex-prefeito João Paulo (PT) empatados tecnicamente na corrida eleitoral, com uma ligeira vantagem para o primeiro.

Há quatro anos à frente da PCR, o atual gestor possui 25% das intenções de votos, enquanto o petista, longe do Executivo há quase oito anos, tem 23%. A margem de erro do estudo é de 3,5 pontos percentuais. O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 13%, e a deputada estadual Priscila Krause (DEM), com 3%, em quarto. Os demais pré-candidatos – Carlos Augusto Costa (PV), Silvio Costa Filho (PRB) e Edilson Silva (PSOL) – possuem 1%, cada.

Arte/Folha

Confira dados da pesquisa

Votos brancos e nulos somam 25% – o mesmo quantitativo do primeiro colocado – e 8% não responderam ou não souberam responder. Na pesquisa espontânea, 54% não souberam ou não
responderam em quem votariam, enquanto 27% dos entrevistados optaram por votos brancos, nulos ou não votariam em nenhuma das opções. Neste caso, o atual prefeito tem 11% da preferência
do eleitorado, seguido por João Paulo, com 6%, e Coelho, com 1%. Priscila Krause, Silvio Costa Filho e Edilson Silva não pontuaram. Já Carlos Augusto Costa não foi citado.

A pesquisa chama atenção pelo alto índice de rejeição a todos os pré-candidatos. Edilson Silva é o que possui a maior rejeição (57%) dentre os nomes apresentados, seguido por Priscila Krause
(54%), Silvio Costa Filho (53%) e por Daniel Coelho (52%). Geraldo Julio e João Paulo estão empatados com 50%. Já Carlos Augusto Costa é o que possui a menor rejeição (48%), no entanto,
também é o menos conhecido dos postulantes.

Em nível de conhecimento, o atual prefeito e o exprefeito também estão tecnicamente empatados. Mais de 80% dos entrevistados conhecem ambos: 46% dos entrevistados afirmaram conhecer
mais ou menos o socialista, apesar dos quatro anos a frente da PCR. 36% o conhecem bem, enquanto 2% disseram não o conhecer. João Paulo, longe da PCR desde 2008, é conhecido mais ou menos por 47% dos eleitores. Enquanto 36% declararam conhecer bem o petista, 3% disseram não o conhecer.

Por sua vez, o deputado Daniel Coelho, que já disputou uma eleição majoritária, é conhecido por 50% dos entrevistados, sendo que 17% afirmaram o conhecer bem e 33% mais ou menos. 16% dos entrevistados não conhecem o tucano. Os deputados estaduais Priscila Krause e Costa Filho, que disputam pela primeira vez o pleito ao Executivo Municipal, são conhecidos por 34% e 30%, respectivamente. 26% disseram não conhecer a democrata e 30%, o perrebista. Os três iniciaram a vida pública na Câmara dos Vereadores do Recife, juntos, em 2004.

Edilson Silva é conhecido por 22% dos entrevistados. 4% o conhecem bem e 18% mais ou menos. 45% disseram não o conhecer. Carlos Augusto Costa é conhecido por 10% da população, sendo
que apenas 1% dos entrevistados disse conhecê-lo bem. 64% afirmaram não o conhecer. A pesquisa em parceria Folha/Ipespe entrevistou 800 eleitores, entre os dias 16 e 17 de junho, em diversas regiões da capital pernambucana. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-02940/2016. O índice de confiança é de 95,45%.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.