Adoção de crianças acima dos 3 anos dobra entre 2013 e 2015

1No Dia Nacional da Adoção, comemorado nesta quarta-feira (25), dados da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) trazem esperança para as mais de 130 crianças e adolescentes pernambucanos de 3 a 17 anos que aguardam o acolhimento de uma família. De acordo com o órgão, no estado, a adoção de órfãos nessa faixa etária cresceu 100% entre 2013 e 2015.

Normalmente, os casais que optam pela adoção preferem crianças pequenas. Por isso, quanto mais velho, mais difícil se torna sair dos abrigos antes de alcançar a maioridade. No Cadastro Nacional de Adoção (CNA), há 6.800 meninos e meninas. Desses, cerca de 6.200 têm mais de 3 anos. No ano passado, 711 conseguiram um lar. Hoje o CNA tem cadastradas 35.500 pessoas que deram entrada no processo judicial para ter um filho.“Mais de 57% só aceitam adotar crianças de até 3 anos e apenas 13% possuem até 3 anos. Então, há uma disparidade entre aquela criança idealizada pelo pretendente e a criança real, que está disponível para uma adoção”, comenta a juíza da Vara da Infância de Jaboatão dos Guararapes, Christiana Brito Caribé.

Segundo o levantamento da CNJ divulgado esta semana, em 2015, Pernambuco contabilizou 66 adoções tardias, quantidade que corresponde a quase 10% do total verificado no país. Em 2013, esse número chegou a 33, portanto, um aumento de 100% em três anos.

Preparação
Desde 2009, após a aprovação da Lei da Convivência Familiar pelo Congresso Nacional, os candidatos a adotar uma criança precisam passar por uma preparação antes de acolhê-la. Trata-se do Curso de Pretendentes à Adoção, cuja duração varia de acordo com a comarca que oferece o treinamento.

Para a juíza da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Hélia Viegas, a exigência é um dos fatores que contribuíram para o aumento. “Quem organiza as atividades é a equipe interdisciplinar de Justiça. Não é que a equipe vai estimular a adoção tardia, até porque trata-se de um amor espontâneo, mas, no curso, há uma conscientização de que, se o pretendente quer uma criança pequena, a espera vai ser maior”, acredita.

A magistrada cita, ainda, outras iniciativas que procuram ajudar os órfãos que não conseguem pretendentes. “Temos o Projeto de Apadrinhamento Afetivo, que arranja padrinhos para essas crianças. Às vezes criam laços de tal forma que terminam por adotar”, lembra. Também há o Projeto Família da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja-PE).

Por meio dele, a entidade disponibiliza uma relação de crianças para organismos internacionais com credenciais para promover a adoção de meninos e meninas brasileiros. A lista está disponível no site do TJPE. Nela, há uma tabela com os nomes e as idades. Os pares que aparecem em amarelo são de irmãos.

“Em Jaboatão, dura dois dias. Durante esse período, a gente tem várias palestras, dinâmicas de grupo, a gente trabalha com pais que já adotaram aqui e que vêm trazer o seu depoimento para incentivar outras pessoas que também estão esperando esse filho”, explica a coordenadora da equipe interdisciplinar da Infância de Jaboatão, Elisama Costa.

Após essa preparação, os futuros pais passam por uma avaliação individual feita por uma equipe de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. “Envolve entrevistas, uma visita domiciliar, e se for o caso, a gente também encaminha essa pessoa para o Gead (Grupo de Estudos e Apoio à Adoção do Recife) se a gente entender que há a necessidade dessa pessoa de trabalhar certas questões”, diz a coordenadora.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.