Alunos da UFPE cobram mais policiamento no entorno do câmpus Recife

1A notícia de que haverá incremento na segurança do câmpus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado na Cidade Universitária, Zona Oeste da capital, não é suficiente para tranquilizar alunos da instituição. A comunidade universitária cobra que haja mais policiamento do lado de fora, sobretudo nas proximidades das paradas de ônibus. Não é difícil encontrar, numa rápida circulada, estudante que foi assaltado na região ou que conhece alguém vítima de assalto no local. Até o final de julho a reitoria promete instalar 91 câmeras, que se somarão a 23 já existentes. Haverá também melhoria na iluminação, com colocação de mais postes.

“Semana passada uma colega foi assaltada perto do CFCH. Estudamos de manhã, mas às vezes temos aulas até o fim da tarde. Quando isso acontece evitamos sair sozinhas. Procuramos ir pegar ônibus em grupo”, comentaram as estudantes Gabriele Barros, 19 anos, e Bruna Lins, 18, do curso de serviço social. Elas dizem que não se sentem seguras dentro ou fora da UFPE. Sugerem que haja um controle de entrada e saída das pessoas nos prédios com o uso, por exemplo, de crachás. 

As quatro paradas de ônibus consideradas mais críticas pelos seguranças da universidade são a que fica ao lado da entrada do Cecine (na Avenida Professor Artur de Sá); uma na frente do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e outra perto da Casa do Estudante Mista, ambas na BR-101; e a que fica ao lado da entrada do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), na Avenida Professor Luís Freire.

O investimento para instalar as 91 câmeras é de R$ 1 milhão. Mais R$ 500 mil serão empregados na implantação de postes com lâmpadas led. “Com as novas câmeras teremos 100% do câmpus monitorado. A central de imagens estará interligada ao Ciods, ao 12º Batalhão da Polícia Militar e à Polícia Federal”, explica o superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Armando Nascimento. 

Um software, semelhante ao usado pela polícia de Nova Iorque (EUA), ajudará no gerenciamento da segurança. Outra medida de reforço, já em vigor, é o fechamento dos portões do câmpus (de pedestres e de carros) entre 23h30 e 4h30. O único acesso aberto será o da Avenida dos Reitores e somente para casos justificados.

A Polícia Militar afirmou que o policiamento ostensivo no entorno da UFPE é realizado pelo 12º BPM através das Patrulhas do Bairros, homens de moto e duplas a pé que ficam no girador embaixo do viaduto, em frente à entrada principal. A corporação disse que está ciente das queixas dos alunos e prometeu intensificar a vigilância na área. Também disponibilizou dois números de telefone para a comunidade acionar a PM, em caso de necessidade: 3183-5392 (batalhão) e 98494-3071 (celular da viatura).

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.