Angola registra mais 170 casos suspeitos de febre amarela em quatro dias

1A epidemia de febre amarela em Angola já matou 353 pessoas, entre 3.464 casos suspeitos registrados em seis meses. Mais 170 casos foram notificados entre os dias 20 e 24 de junho, mostra o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o relatório, a que a Lusa teve acesso, dos casos suspeitos registrados entre 5 e 24 de junho, 868 foram confirmados em exames de laboratório.

A epidemia, que se alastrou a partir de Luanda para 16 das 18 províncias angolanas, está em fase de propagação local, justificando, segundo a OMS, a ampliação da campanha de vacinação a todo o país. De acordo com a organização, Angola já recebeu cerca de 14 milhões de vacinas contra a febre amarela e vacinou mais de 11 milhões de pessoas desde fevereiro. A população-alvo é estimada em 24 milhões.

A OMS admitiu, em 19 de junho, que a ação de combate à epidemia em Angola, que se propaga desde dezembro, levou pela primeira vez ao fim das reservas mundiais de emergência da vacina.

“A resposta ao surto de Angola esgotou as reservas globais de 6 milhões de doses de vacina contra a doença duas vezes este ano. Isso nunca aconteceu antes”, admitiu a OMS.

A informação consta de relatório anterior da organização sobre a propagação da epidemia a outros países africanos, como a República Democrática do Congo, que até 23 de junho já registrou 1.307 casos e 75 mortos.

Também de Angola foram importados casos para o Quênia (dois) e para a China (11). A OMS alertou sobre a ameaça de propagação global da doença por meio de viajantes não imunizados.

Neste momento, países como o Brasil, Chade, a Colômbia, Gana, a Guiné-Conacri, o Peru e Uganda registraram surtos de febre amarela, mas que não estão ligados à epidemia de Angola.

As campanhas de vacinação em Angola têm o apoio dos militares e contam com ajuda financeira e técnica da OMS e da comunidade internacional.

A transmissão da doença ocorre pela picada do mosquito (infectado) Aedes aegypti, que segundo a OMS, no início desta epidemia, estava presente em algumas zonas de Viana, em Luanda, em 100% das casas.

O Aedes aegypti é também responsável pela transmissão da malária, a principal causa de morte em Angola. O mosquito se reproduz em água parada e na concentração de lixo – problemas verificados principalmente na época da chuva e na falta de limpeza de resíduos -, que afetaram a capital angolana desde agosto passado.

Fonte: Agência brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.