Após motim na cadeia, 24 presos vão parar em hospital na capital do Acre

Motim começou após protesto de detentos contra revista em cela do presídio (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)Após um motim, 24 detentos do presídio Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, foram levados para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), na sexta-feira (19). O número de feridos foi confirmado pelo diretor de operações da Polícia Militar (PM-AC), coronel Marcos Kimpara, neste sábado (20). Ele afirma que três permanecem internados e um passou por cirurgia.

Toda a área ao redor do hospital foi interditada e os portões fechados para receber os detentos. O tráfego dentro da unidade também passou a ser restrito e até mesmo a troca de acompanhantes foi impedida.

“Durante a ação, não foram usadas armas letais para conter os detentos e os policiais também ficaram feridos. Outros detentos receberam atendimento no presídio mesmo. Os policiais feridos fizeram todos os exames de corpo delito. A polícia usou a força física necessária para conter os internos, era uma situação simples, foram verificar uma denúncia e os presos se revoltaram”, disse.

O motim começou após uma revista em uma das celas do Pavilhão K do presídio. Segundo o coronel, os internos se revoltaram e bateram grades, além de queimarem colchões em protesto. A situação foi controlada após 40 minutos. Kimpara afirma que, caso seja necessário, devem ser feitas novas revistas.

“Não há como o crime querer enfrentar os sistemas de segurança pública. O Estado precisa agir dentro da legalidade, mas também com muita rigidez e afinco. As operações vão continuar, não há prazo para ser encerrado até que tudo volte à normalidade e, se for necessário, vamos fazer novas revistas no presídio”, afirma.

Centro de educação e Detran-AC são alvos
O Centro da Juventude (Ceja) localizado no bairro São Francisco, em Rio Branco, foi um dos alvos da quarta noite de ataques na capital. De acordo com a coordenação da unidade, o crime ocorreu por volta das 2h da madrugada deste sábado (20). No momento do incêndio, apenas um vigia estava no local. Três salas foram atingidas, uma delas teve perda total de documentos.

Início dos ataques
A onda de atentados iniciou após Macio Pires Teles do Nascimento, de 18 anos, morrer em uma troca de tiros com a polícia no bairro Vila Acre. Nascimento teria feito uma família refém durante um assalto e, ao tentar fugir, entrou em confronto com a PM, que acabou revidando.

Inicialmente, a polícia informou que o assaltante era menor de idade, mas depois o Instituto Médico Legal (IML) confirmou a identidade de Nascimento.

Após uma madrugada com nove ocorrências, entre elas a perda total do arquivo cultural do Parque Capitão Círiaco, o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, anunciouo reforço de 373 membros das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal (PRF), Exército, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTrans). Representantes do Ministério Público (MP-AC) e do Judiciário participam da operação.

Na segunda noite, na quinta-feira (17), cinco cidades acreanas sofreram algum tipo de atentado, segundo informações da Segurança Pública. Ao todo, houve o registro de 16 ocorrências e 34 foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques.

Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (19), a Segurança Pública apontou uma redução no número de ataques no Acre durante a madrugada desta sexta-feira (19). Na terceira noite de atentados, sexta (19), foram registradas quatro ocorrências. Ao todo, 12 pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos durante a madrugada.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.