Chesf faz estudos sobre a redução da vazão de Sobradinho

1A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) começou a fazer estudos considerando a vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia, em 500 metros cúbicos por segundo, quando a atual é de 800 metros cúbicos por segundo. Essa redução pode ocorrer como uma maneira de poupar a água do reservatório, caso ocorra, de novo, uma estiagem severa. “Não estamos defendendo que essa redução vá ocorrer. As chuvas na região ficam imprevisíveis com o fenômeno climático El Niño. Não podemos só esperar. Esses estudos são prospecções para o futuro”, explica o superintendente de Operações da estatal, Ruy Barbosa Pinto Júnior. Atualmente, a vazão do lago é a menor de toda a sua história.

Maior reservatório do Nordeste, Sobradinho fornece a água usada na irrigação do polo de fruticultura de Petrolina e abaixo dele estão 12 pontos de captação para 37 cidades do Sertão pernambucano. 

Segundo Ruy Pinto, a vazão de 500 metros cúbicos por segundo será adotada apenas se Sobradinho chegar ao volume morto, o que não está sendo esperado, até agora, depois das chuvas de janeiro. Em dezembro último, o reservatório chegou a 1% do seu volume útil, aquele localizado acima do volume morto, quando a água do lago não pode mais ser usada para a geração de energia. No final de 2015, Sobradinho não chegou ao volume morto devido às chuvas que ocorreram em dezembro.

Na última quarta-feira, Sobradinho estava com 12,9% do seu volume útil. Esse percentual era de 18,3% há um ano. Sobradinho responde por 60% de todo o armazenamento de água para gerar energia no Nordeste. No entanto, não há risco de racionamento de energia por causa do baixo índice de armazenamento do reservatório. A redução da vazão é realizada com a aprovação de um colegiado que tem a participação de vários órgãos da União.

A vazão ambientalmente correta de Sobradinho é 1300 metros cúbicos por segundo. No ano passado, a vazão estava em 900 metros cúbicos por segundo para poupar água. A diminuição da vazão prejudicou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que retira a água abaixo do reservatório para abastecer 37 cidades. “Deveriam ser feitos os ajustes da captação para vazões mais baixas de imediato, porque elas funcionariam na alta e na baixa”, defende o presidente da distribuidora, Roberto Tavares. Desde o ano passado, a estatal pernambucana precisa fazer adaptações que custarão R$ 12 milhões para captar a água do São Francisco com a vazão mais baixa. Até agora, não houve definição sobre quem vai bancar a obra. Resultado: a distribuidora tem que fazer limpezas mais frequentes nessas tubulações e aprofundar os canais de captação, o que resulta em mais custos para a prestação do serviço.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.