Com medo da polícia e da criminalidade, mães preferem filhos na Fundação Casa: “ou aqui ou o caixão”

Mães e filhos em meio a abraços, carinhos e sorrisos em uma festa junina. Nesta sexta-feira (22), os internos da Fundação Casa de Arujá puderam ter um momento em família. Mesmo com saudade, as mães dizem que preferem ver os filhos cumprindo medida socioeducativa do que mortos nas ruas. Maria Silva* afirma que já faz muitos planos ao lado do filho que foi apreendido depois de se envolver com drogas e tentar roubar para comprar entorpecentes.

— A primeira coisa é trabalhar e estudar, se ocupar e fazer planos para que isso não aconteça mais. Quando o menino está na rua, você sabe que tudo pode acontecer. Quem tem filho adolescente se preocupa. A gente chega ao ponto de agradecer por estarem aqui. É melhor a gente vir aqui visitar o nosso filho do que ir para o cemitério.

Segundo ela, duas conhecidas já tiveram filhos que foram mortos por policiais, o que ela chama de “terrível pesadelo”. Para ela, “quem tem filho adolescente vive em prece” e mães que perderam seus filhos nas mãos de policiais seguem suas vidas “pela metade”. Ela entende que o filho de 17 anos está tendo uma nova chance de mudar a sua história.

— A gente tem a chance de se renovar, de mudar e ter um novo recomeço. A gente sabe que eles têm essa chance e muitos não têm mais. Essas histórias são desesperadoras.

Ana Souza* também foi para a comemoração junina, mas para visitar dois filhos: um de 16 e outro de 17 anos. Os dois foram apreendidos por tráfico de drogas, um em seguida do outro, com apenas dois meses de diferença entre eles. A mãe diz que esses foram “os piores dias” de sua vida. Ela entende que, mesmo sentindo muita falta de seus filhos em casa, essa será uma fase para que eles não sofram com notícias piores.

— Eles estão aqui vivos e tem um monte de mãe que tá chorando. Às vezes encontra um policial que mata, né? Mas eles estão aqui vivos e eu creio que vão sair daqui totalmente diferentes, em nome de Jesus.

Segundo ela, o dia a dia sem os filhos ao seu lado “é sofrido e angustiante”, mas ela entende que, dentro da fundação, eles “estão cuidados e longe de pessoas más, de pessoas ruins”.

Outra mãe que sentiu “um alívio” ao ver que o filho não tinha sido morto depois de tentar roubar uma moto no Natal do ano passado foi Paula Marques*. Ela diz que, quando recebeu a ligação do delegado avisando que o seu filho tinha sido apreendido, só quis saber se ele “estava bem”. A mãe afirma que não conseguiu ficar em paz até olhar para ele e ver que estava vivo.

— Deus deu uma segunda chance para ele. Porque muitos não têm. São dois caminhos: ou aqui ou o caixão. Ele é um menino de índole boa, não é um menino que falta com o respeito, sempre trabalhou, sempre estudou. Mas achei bom ter acontecido isso para servir de exemplo para ele mesmo.

Fonte: R7.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.