Criadores de gado em alerta por tuberculose em PE

O achado de duas carcaças de bovinos contaminadas com tuberculose, em Águas Belas, no Agreste do Estado, acende o sinal de alerta para os produtores que integram a bacia leiteira de Pernambuco. Cau­sada por uma bactéria, a enfermidade traz sério risco à saúde dos bovinos e dos seres humanos, por ser de fácil transmissão. Sob o ponto de vista produtivo, o receio é que outros animais tenham sido contaminados e que, futuramente, a repercussão seja negativa para a fabricação do leite, que só agora está se reerguendo dos efeitos da seca.

Antes de 2012, quando a estiagem abateu o Estado, a produção local chegava a ser de dois milhões de litros por dia. Entre os anos de 2012 e 2013, esse desempenho caiu para 600 mil e, atualmente, voltou ao patamar de 1,8 milhão de litro/dia.

O professor de clínica médica dos ruminantes da UFRPE, Lúcio Melo, diz que, embora sempre haja registros dessas ocorrências em matadouros, não é comum achar granulomas (lesões características da tuberculose, que afetam, primeiramente, os pulmões), como o que aconteceu em Águas Belas. “Quando o diagnóstico é estabelecido, o médico veterinário deve notificar o Mapa (Ministério da Agricultura) e a Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco), que, por sua vez, devem mandar profissionais para interditar a área”, explicou.

O especialista destacou ainda que, configurando a transmissão, o indicado seria não vender o leite produzido no local. Invisível a olho nu, a doença tem evolução lenta no animal, sendo o emagrecimento o principal sintoma.

Médica veterinária responsável pelo matadouro de Águas Belas, Edmácya Ubirajara disse que a Adagro já foi acionada para investigar os casos. Após a identificação, as duas carcaças foram incineradas. “Os casos nos trazem um alerta porque os animais vieram de municípios próximos, Itaiba e Iati”, afirmou.

Gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo esclareceu que, dificilmente, um ser humano pegaria a doença caso consumisse a carne. “A bactéria seria destruída durante o cozimento. O problema seria se, ao manusear, a pessoa tivesse com alguma lesão na mão, havendo contato direto com a bactéria. Contudo, é raro”. Erivânia disse que as fêmeas são as mais sensíveis à doença, pois como produzem bastante leite, sua imunidade é baixa e serve como porta de entrada para a doença. Sem vacina, o Estado realiza estudo para saber a prevalência da tuberculose em Pernambuco.

O presidente da Sociedade dos Criadores do Estado, Emanoel Rocha, diz que existe uma preocupação com o alastramento da tuberculose. “Mesmo não contaminando o plantel todo, afeta a produtividade porque os animais emagrecem e morrem”, frisa. Procurado, o Ministério da Agricultura não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.