Dados do Ideb são usados para nortear educação em Pernambuco

01Os dados da última publicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2013, colocam Pernambuco como o estado com o quarto melhor desempenho do País. Sem dúvida, um reflexo de que as ações desenvolvidas pelos órgãos governamentais têm surtido um efeito positivo. Mas como é possível traduzir esses dados de forma que eles possam ser utilizados no processo de melhoria da Educação?

Foi esse questionamento que os gestores da Secretaria de Educação estadual fizeram para chegar à criação de uma ferramenta importante para o desenvolvimento do ensino público em todo o estado. Desde 2008, diretores de escolas, coordenadores e professores contam com as infor­­­­mações do Sistema de Avalia­­­­ção da Educação de Pernambuco (Saepe) para orienta-los sobre quais as intervenções necessárias para levar um ensino cada vez melhor aos estudantes pernambucanos.

“A gente tinha uma preocupação de que a avaliação fosse, de fato, um elemento norteador para a questão pedagógica. Avaliar por avaliar, não faz o menor sentido. Você ter um dado frio, que ninguém entende, dificilmente vai gerar alguma coisa positiva como desdobramento. Apenas mostra se a escola está perto do topo ou perto do chão. Mas e daí? O que é que se faz e como se faz para conseguir avanços?”, indaga a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana Selva.

Uma necessidade que logo foi notada era a de que o sistema de avaliação estadual dispusesse de resultados anuais, já que o Ideb é publicado somente de dois em dois anos. Além disso, e o mais importante, é que os dados gerados pelo Saepe dialogassem com os professores e dirigentes das escolas, tornando-se uma ferramenta fundamental para dar um norte às políticas educacionais.

Em 2007, no primeiro ano do Governo Eduardo Campos, a SEE iniciou um trabalho com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, que é a entidade responsável pela formatação do sistema de avaliação estadual.

Disseminação

Todos os anos, no mês de novembro, os estudantes dos 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de todas as escolas públicas de Pernambuco, testam seus conhecimentos em provas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os resultados destas provas de proficiência são entregues à Secretaria de Educação no final de fevereiro. A partir daí, começa o trabalho para que essas informações cheguem de forma mastigada até cada uma das unidades escolares. Primeiro, é realizado o Seminário de Disseminação do Saepe, reunindo representantes de todos os 184 municípios pernambucanos e do distrito de Fernando de Noronha, onde são entregues os resultados de cada escola.

Em seguida, os técnico da SEE iniciam as visitas às gerências regionais e às escolas, discutindo quais são as intervenções pedagógicas que devem ser realizadas para corrigir as dificuldades apresentadas pelos alunos de cada escola nos testes de proficiência. Os dados também têm sido fundamentais para apontar o que deve ser abordado nas formações continuadas que acontecem durante todo o ano.

“A gente tem um cuidado imenso com a organização do Saepe, para poder dar tudo certo, a logística de atender a todas as escolas do estado é muito grande, mas a gente tem um carinho muito grande pela disseminação desses resultados. É quando a chega e discute com cada município, cada escola, o que cada um pode fazer. E eles só vão saber se entenderem esses resultados. Por isso a nossa preocupação em, cada vez mais, passar uma informação mais clara, de proporcionar um maior número de informações adequadas”, analisa a secretária executiva.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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