Deputado Ronaldo Fonseca será relator de recurso de Cunha na CCJ

01O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Osmar Serraglio (PMDB-PR), escolheu nesta segunda-feira (27), o deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF) para ser o relator do recurso do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que pede a anulação da votação do parecer pela sua cassação.

No recurso apresentado na semana passada, a defesa de Cunha questiona diversos pontos do processo no Conselho de Ética. O parecer do relator no colegiado, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), foi aprovado por 11 votos a 9 pela cassação do mandato parlamentar dele.

Evangélico da Assembleia de Deus, Fonseca é considerado aliado de Eduardo Cunha. Serraglio, por meio de nota, justificou a nomeação do deputado afirmando que levou em conta a sua “competência e experiência como advogado”. Procurado pelo G1, Cunha disse que não iria comentar a escolha. 

O G1 também tentou contato com o novo relator, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Em diversos momentos, Fonseca chegou a criticar a tramitação do processo no Conselho de Ética.

Em uma dessas manifestações, ele foi à tribuna do plenário da Câmara questionar o fato de o relator ter convocado uma testemunha que não teria como esclarecer a acusação feita contra Cunha.

Em seu depoimento, o empresário Leonardo Meirelles disse ter entregue US$ 5,1 milhões ao doleiro Alberto Youssef que teriam Cunha como destinatário final. Fonseca argumentou que o processo investigava apenas se Cunha tinha ou não contas no exterior e que o depoimento não tinha relação com essa acusação.

“O que está parecendo aqui é que o Relator [Marcos Rogério] está obstruindo”, declarou Fonseca da tribuna. E continuou: “O Conselho de Ética fica enrolando, ganhando prazo”.

Prazo
O prazo para o relator apresentar o seu parecer vai até a próxima sexta-feira (1º). A expectativa é que a próxima reunião da comissão para leitura do relatório seja marcada na semana que vem, provavelmente, na terça-feira (5).

Após a leitura, deverá ser concedido pedido de vista, que é um prazo extra de duas sessões para os deputados analisarem com calma o parecer antes da discussão e votação.

Ronaldo Fonseca irá substituir o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que era o relator dos pedidos da defesa do Cunha que já tramitavam no colegiado e renunciou à função.

A justificativa dele é que, por ser do DEM, mesmo partido do relator, não se sentiria confortável caso precisasse dar alguma decisão contrária ao parecer de Marcos Rogério.

Serraglio chegou a sondar o deputado Evandro Gussi (PV-SP) para assumir a relatoria, mas esterecusou o convite alegando problema de saúde.

Recurso
A CCJ só poderá se manifestar sobre eventuais erros de procedimento durante a tramitação no conselho, sem se pronunciar sobre o mérito do que foi decidido. Em tese, porém, se entender que em algum momento o rito previsto no Código de Ética e no Regimento Interno da Câmara foi desrespeitado, a CCJ poderá decidir que determinada etapa seja refeita.

No seu recurso, Cunha aponta 14 pontos que considera erros de procedimento. Um deles foi o fato de a votação não ter sido por meio do painel eletrônico, quando todos os deputados votam simultaneamente, mas por chamada nominal no microfone. A defesa de Cunha alega que os primeiros votos influenciaram os demais.

Também foi questionada a escolha do relator do caso e o que a defesa chama de “parcialidade” do presidente do colegiado.

Cunha é acusado de manter contas bancárias secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras, no ano passado. Ele nega ser dono de contas, mas apenas o beneficiário de recursos geridos por trustes (entidades jurídicas que administram bens e dinheiro).

Após análise do recurso na CCJ, o processo segue para ser votado no plenário principal, onde são necessários pelo menos 257 votos para aprovar a perda do mandato.

Desde o dia 5 de maio, Cunha está com o mandato suspenso por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é réu em duas ações penais por suspeita de receber propina oriunda de recursos desviados da Petrobras. Ele foi denunciado em um terceiro procedimento e é alvo de mais dois inquéritos na Lava Jato.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.