Desatenção levou brasileiros a caírem no antidoping, diz especialista

1Nem ganho de massa muscular, nem maior explosão nos treinos. Os atletas brasileiros que caíram no exame antidoping nos últimos 20 anos, na maioria das vezes queriam apenas curar uma dor, aliviar um entupimento nasal ou ingerir um suplemento alimentar. Essa é a avaliação do membro do Comitê Executivo da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) e gerente-geral dos Serviços de Controle de Doping dos Jogos Rio 2016, Eduardo de Rose, um dos principais especialistas do país no controle de dopagem.

O pesquisador reconhece o esforço das entidades esportivas em disseminar informações e acredita que a tendência é que a situação melhore, mas alerta que a desatenção já fez com que muitos atletas brasileiros pusessem suas carreiras em risco ao se automedicar. O problema, explica, atinge até mesmo os atletas de ponta, que precisam estar atentos a tudo o que ingerem, além de se manterem informados sobre a lista de substâncias proibidas da Wada, atualizada a cada mês de janeiro.

“Falta uma educação do atleta de buscar informação. O atleta tem que entender que é o responsável último pelo que entra no organismo dele e que tem que procurar a informação”. Hoje em dia, informação existe. Todas as federações, os órgãos, o COB [Comitê Olímpico Brasileiro], a Wada têm. A informação está disponível, falta ao atleta a busca pela informação, e pela informação atualizada”.

Rose explica que, na maior parte do mundo, os estereóides anabolizantes são as substâncias mais encontradas nos exames, enquanto no Brasil o quadro é diferente: “As substâncias envolvidas são principalmente estimulantes especificados encontrados em medicações para a gripe e cefaleia [dor de cabeça], colírios e medicações nasais, diuréticos e corticoides, bem como suplementos alimentares, principalmente os formulados em farmácias”, diz. Para ele, “o Brasil, como país em desenvolvimento, tende a apresentar maior número de resultados analíticos adversos por desconhecimento e menor número de casos intencionais de uso dedoping para aumentar o desempenho”.

Secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão ligado ao Ministério do Esporte, Marco Aurélio Klein também enfatiza que os atletas são responsáveis pelas substâncias que consomem e conta que a ABCD tem como principais eixos de trabalho a informação e a educação dos competidores, além da prevenção dos casos. Ele conta que o siteda autoridade disponibiliza um buscador que informa se cada medicamento ou princípio ativo disponível no mercado pode ou não ser consumido de acordo com a lista de substâncias proibidas. “Não dá para um atleta de altíssimo nível dizer que não sabia. Ele precisa saber, precisa ter interesse”.

Klein argumenta que não se pode generalizar a avaliação de que há descuido dos atletas, já que os que estão em ciclo olímpico recebem grande acompanhamento e têm acesso a todos os dados sobre o controle de dopagem. Quanto às farmácias de manipulação, ele afirma que há forte controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre esses estabelecimentos e que a contaminação, muitas vezes, é um argumento usado pela defesa dos atletas.

Testagens periódicas

Os atletas de ponta do país passam por controle rigoroso, que tem crescido desde que o Brasil passou a contar com o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, em junho do ano passado. Por isso, a ABCD criou o Grupo-Alvo de Testes e trabalha com a meta de não ter casos de doping nos jogos Rio 2016.

Os 278 integrantes do grupo-alvo precisam manter informações atualizadas de sua localização trimestralmente, para que coletas-surpresa possam ser feitas e acompanhadas. Desde fevereiro deste ano, o laboratório realizou 1,3 mil testagens, e 57% foram coletadas no acompanhamento fora de competições. Em países como os Estados Unidos, as testagens fora de competição chegam a 80%.

“Eles [os atletas do grupo-alvo] recebem um login e uma senha em um sistema e dão a sua localização pelos 90 dias seguintes. O atleta precisa colocar onde estará em cada um desses 90 dias e escolher uma janela de 60 minutos, digamos das 6h às 7h. Em qualquer um desses 90 dias, ele pode ser procurado nesse horário”, explica Klein. “No período, ele pode não ser testado nenhuma vez ou pode ser testado muitas. Temos atletas que foram testados três, quatro ou cinco vezes em períodos curtos”.

Acreditação suspensa

O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) foi descredenciado temporariamente pela Agência Mundial Antidoping na última quarta-feira (22), por não estar em conformidade com as normas internacionais. A suspensão vale por seis meses ou até que a própria Wada decida suspendê-la. Se não for revertida, a medida vai fazer com que os exames de controle de dopagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos sejam feitos em outro país, já que há apenas cerca de 30 laboratórios acreditados em todo o mundo.

Em nota, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que abriga o laboratório, informou que “as equipes profissionais, instalações e os equipamentos do LBCD representam o que há de mais moderno no mundo em controle de dopagem” e lembrou que a suspensão deverá ser revertida antes dos Jogos Olímpicos, cuja abertura está marcada para 5 de agosto.

“O laboratório prevê que suas operações poderão voltar ao normal em julho, após a visita técnica do comitê da Wada”, diz a nota. “Nos últimos 12 meses, o LBCD foi aprovado nas auditorias realizadas in loco pela Wada e correspondeu com êxito às análises de todas as amostras com testes-cegos feitas pela agência. Só este ano, o laboratório já realizou com sucesso cerca de duas mil análises de amostras de urina e sangue. Esse padrão de excelência está mantido e poderá ser conferido na próxima inspeção da Wada”.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.