Detento morre e sete ficam feridos em tumulto em penitenciária

1Um detento morreu e sete ficaram feridos após uma briga entre dois grupos de presos na Penitenciária Agroindustrial São João (PASJ), na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana doRecife, na manhã desta quinta-feira (5). A confusão já foi controlada pelo Grupo de Operações Especiais da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). A informação foi confirmada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

De acordo com a Seres, o detento que morreu tinha 32 anos. Em nota, a secretaria informou que os sete feridos foram encaminhados para unidades de saúde de Itamaracá e Itapissuma e para o Hospital da Restauração. A Seres disse ainda que uma equipe da Superintendência de Segurança do órgão foi ao local e, juntamente com o setor de inteligência e a gerência da unidade, vai apurar o episódio.

Segundo o promotor da Vara de Execuções Penais do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Marcellus Ugiette, o tumulto aconteceu porque o líder de um grupo de reeducandos voltou à Penitência Barreto Campelo, onde o regime é fechado. Na PASJ, ficam apenas os que cumprem regime semiaberto. Atualmente, na unidade estão 2.400 presos, mas o espaço tem capacidade para 600.

“Ele mandava na cadeia e saiu, mas o grupo dele ficou. Aí as pessoas que se sentiam coagidas por eles agrediram as pessoas dele. Tudo isso acontece por falta de ação do Estado. Na hora da confusão, só havia quatro agentes, e a Seres teve que mandar reforços. Na cadeia predomina uma filosofia absurda, de presos mandando em presos. Eles resolvem entre si quem mata e o que fazer. O Estado só vai recolher os corpos”, diz o promotor.

Apreensões
Um revólver calibre 38 foi apreendido, também na manhã desta quinta (5), no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALB), no Complexo do Curado, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Seres, a arma foi encontrada no mesmo pavilhão onde uma briga entre detentos deixou um morto na última terça-feira (3).

Já na noite de quarta (4), outro revólver calibre 38 foi encontrado pela Supervisão de Segurança do Presídio Frei Damião de Bozzano, que também integra o Complexo do Curado. Ainda segundo a Seres, com essas duas armas, já foram apreendidas nove armas de fogo nos presídios do estado este ano. Em todo o ano passado, foram encontrados 21 armamentos desse tipo.

Crise
Este ano, o sistema prisional de Pernambuco tem tido vários registros de tumultos e fugas. No dia 12 de abril, três presos ficaram feridos durante uma confusão na Penitenciária Barreto Campelo. No fim de janeiro, após uma fuga em massa de 53 presos também na Campelo, 40 detentos fugiram do Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, após explosão do muro do Presídio Frei Damião de Bozzano.

Já no dia 8 de março, dois detentos foram baleados no Presídio Agente Penitenciário Marcelo Francisco de Araújo, que integra o Complexo Prisional do Curado. Wagner Cruz de Brito e Joab Marques de Pontes foram atingidos por tiros efetuados por policiais da Guarda Externa da unidade. No momento do tumulto, estava faltando energia no local por causa de uma pane.

Superlotado, o Complexo Prisional do Curado é alvo de dossiê elaborado pelo Ministério Público de Pernambuco, que aponta a desativação das unidades como solução para os problemas do sistema penitenciário.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.