Dia Mundial de Combate às Hepatites

Uma doença silenciosa e que pode levar à morte, a hepatite é causada por um processo inflamatório no fígado e, desde 2014, já acometeu 1.588 pessoas em Pernambuco, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O mês de Julho foi adotado pela OMS para alertar a população sobre os riscos da patologia e nesta quinta-feira, no Dia Mundial de Combate às Hepatites, várias ações estão previstas para atender a população.

Conhecido como Julho Amarelo, este mês foi adotado pela Organização Mundial de Saúde para alertar a população sobre as hepatites virais. As hepatites podem ser causadas por agentes virais, doenças genéticas e autoimunes, uso abusivo de remédios, álcool e outras drogas. Elas existem em cinco tipos, sendo as mais comuns no Brasil a A, B e C, esta última a mais grave.

O número de casos tem aumentado. Só em Pernambuco, durante o ano de 2014, 367 pessoas foram diagnosticadas com hepatite C. Já em relação a hepatite B, nos últimos cinco anos, o Estado registrou 240 casos. (O boletim epidemiológico de hepatite C de 2015 realizado pela SES não foi finalizado)

Confira alguns esclarecimentos do chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas, Paulo Sérgio Ramos:

Qual a diferença entre a Hepatite A, B e C?
A transmissão da Hepatite A é pela via fecal-oral, ou seja, ingerindo água ou alimentos contaminados com o vírus. Hepatite A na maioria dos casos se desenvolve sem apresentar sintomas ou com sintomas leves, de forma que não se percebe da infecção. Quando apresenta sintomas, o enfermo pode sentir fadiga, náusea, vômitos, além de olhos amarelados, a urina escura e as fezes esbranquiçadas. Este quadro dura em média de duas a quatro semanas.

As Hepatites B e C apresentam uma evolução silenciosa, ou seja, a maioria dos indivíduos muitas vezes só apresenta sintomas décadas após a infecção, um quadro de cirrose hepática e maior risco de câncer de fígado. Elas podem ser transmitidas por relações sexuais desprotegidas, sangue contaminado e objetos com sangue contaminado, como por exemplo: agulhas para o uso de drogas, piercings e tatuagens, além de instrumentos utilizados em procedimentos de manicure.

É comum a transmissão de Hepatite por meio de alicates e materiais utilizados para fazer as unhas?
Não temos como determinar a frequência desta rota na transmissão da Hepatite C, mas é um dos meios de contaminação.

Como podemos nos prevenir da Hepatite C?
Principalmente, não compartilhando agulhas e seringas que são a principal rota de transmissão, além de sexo protegido através do uso de preservativos e cuidados com a origem dos materiais e na inserção de piercing, confecção de tatuagens e materiais usados em manicures.

Como podemos nos prevenir da Hepatite B?
A hepatite B pode ser prevenida através da imunização com vacinas já no primeiro ano de vida ou durante qualquer idade em indivíduos susceptíveis a adquirir a doença. Além disso, ter relações sexuais protegidas através do uso de preservativos, não compartilhamento de agulhas e seringas, cuidados com a aplicação de piercing, tatuagens e materiais usados em manicures. Nesse último caso, de preferência, leve seu próprio material.

Qual é o tratamento utilizado para quem tem Hepatite C?
Atualmente, para grande parte dos casos, o tratamento se dá através da combinação de uma ou mais medicações antivirais por via oral e com grandes chances de cura.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.