Discursos femininos combativos marcaram shows de Elza, Karina Buhr e Larissa Luz no Festival de Garanhuns

20160723072023616072aNa noite de sexta, o Festival de Garanhuns demonstrou que uma programação de espetáculos musicais e cênicos pode ir bem além de apenas oferecer entretenimento para o público. O poder de reflexão e transformação proporcionado pela arte guiou os shows de Elza Soares, Karina Buhr e Larissa Luz e a peça teatral Joelma.

Não foi apenas uma noite dedicada à mulheres. Foi uma programação política, costurada com artistas que possuem discursos femininos claramente combativos. “Mulher preta no poder! É território conquistado”, bradou Larissa. A cantora baiana foi perfeitamente encaixada no festival, tanto pelo conteúdo da obra quanto pela aproximação com Elza Soares, de quem recebeu influência e também uma colaboração (uma participação especial no último disco). O estilo musical da artista, com batidas eletrônicas de hip hop associadas a uma guitarra rock e referências afro-brasileiras, levantou a plateia.

No show de Karina Buhr no “Festival de Inferno” (como ela chamou), as letras das canções serviam de roteiro narrativo para uma performance inesgotável, que combina realidade (quando se aproxima criticamente do cotidiano) e ficção (quando ela assume personagens). “Eu sou um monstro”, afirmava no palco, em uma música do disco Selvática, enquanto rolvava pelo chão, escalava caixas de som e envolvia-se pelo fio do microfone.
“Se bater de leve, dói. Bater de com força, mata”, cantou Karina, que antecipou algumas temáticas do show de Elza, cujo auge é sempre o mantra : “Você vai se arrepender de levantar a mão para mim” (repetido coletivamente pelas mulheres da plateia).
Foi a primeira vez que Elza apresentou em Pernambuco o show do disco A mulher do fim do mundo, cuja letra foi escrita por uma mulher pernambucana (a compositora Alice Coutinho). Ela intercalou músicas do álbum com clássicos como Malandro, Volta por cima e A carne. Em alguns momentos, o trono onde ela ficava sentada transformava-se em uma altar em torno do qual moviam-se (ou ficavam parados) performers em participações de forte efeito cênico.

Assim como na noite de quinta, protestos contra Temer foram entoados pela plateia, desta vez de forma ainda mais numerosa.

Fonte: DiarioPE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.