Disque-Denúncia reduz horário de serviço a partir de sexta em PE

1O serviço Disque-Denúncia, que  recebe informações sobre crimes em Pernambuco desde 2000, vai reduzir o horário de atendimento. A medida entra em vigor  a partir de sexta-feira (1º de julho). A informação foi feita por meio das redes sociais, nesta quinta-feira (30).

O convênio com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para repasse de recursos não foi renovado. Por isso, a entidade não-governamental deixará de  realizar o serviço durante 24 horas por dia. Só terá pessoal disponível para atender os telefonemas da população no horário comercial. Ou seja, das 8h às 18h.

De acordo com uma nota oficial enviada pela SDS, o serviço de delação premiada já vem sendo realizado pela ouvidoria da pasta. O órgão dispõe de equipamentos e pessoal para executar o trabalho, que contribui para o fortalecimento da cidadania e a melhoria da qualidade da assistência prestada pelas instituições de segurança pública.

Segundo  a SDS, esse modelo de prestação do serviço de delação anônima já foi implantado em outros órgãos de segurança pública do país, a exemplo do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Piauí, Paraná e São Paulo, dentre outros Estados da Federação.

A Secretaria defende que essa ação “vai dar celeridade à apuração das denúncias com o repasse, quase que instantâneo, das informações aos órgãos vinculados à SDS, aperfeiçoando a apuração dos crimes no Estado de Pernambuco, meta do Pacto pela Vida.”

O governo informa que a população deve Ligar para os números 3183 5009 ou 3183 5059. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. Além dos números apontados acima, a população pernambucana poderá fazer a denúncia pelo link ou dirigir-se à Ouvidoria da SDS, que funciona na Rua São Geraldo, n° 110, em Santo Amaro, área central da capital pernambucana.

É possível, ainda, ligar para o número 0800 081 5001. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado. O número não é identificado e garantimos o sigilo absoluto.

A SDS ressalta, ainda, que o serviço de delação anônima difere-se do serviço oferecido pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). O 190 continua ativo durante  24 horas, todos os dias. Esse é o canal  para receber informação para permitir o combate ao crime em andamento.

Por  fim, a nota da SDS esclarece que não tem qualquer tipo de gerência na administração do Disque-Denuncia. Trata-se de uma entidade responsável por suas decisões administrativas. O  serviço poderá continuar sendo prestado à população pernambucana por meio  de outras parcerias da Organização da Sociedade Civil de Interesse Privado – OSCIP com a iniciativa privada.

História de serviços
Até o fim de 2015, o Disque-Denúncia de Pernambuco havia registrado a marca de meio milhão de informações recebidas.  Foi considerado  o maior banco de dados de denúncias sobre segurança-pública do Norte/Nordeste.

Desde o início das operações, o serviço ajudou em mais de cinco mil prisões. Também contribuiu para  a retirada das ruas de 2.500 armas de fogo. Teve participação em ações  que resultaram em  2,8 toneladas de drogas apreendidas. Noventa pessoas desaparecidas cabaram sendo localizadas.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.