Em PE, professora troca sala de aula por grupo de samba durante Carnaval

1Cristina de Lelis é professora de Língua Inglesa há 15 anos e desde 2013 integra as “Sambadeiras – Samba de Ladeira”, um grupo composto apenas por mulheres que tocam músicas de compositores brasileiros em ritmo de samba durante o Carnaval de Olinda. Residente em Caruaru, no Agreste pernambucano, a docente está ensaiando para se apresentar nos festejos de momo desde dezembro de 2015. “Estou muito ansiosa para tocar esse ano porque a energia do Carnaval é contagiante”, enfatiza.

O primeiro Carnaval da professora junto ao grupo foi em 2014. Em julho do mesmo ano ela viajou para a Irlanda, onde morou por um ano. Passar o festejo de momo de 2015 longe das “sambadeiras”, para ela, foi triste. “Morando na Europa não há como vivenciar um Carnaval tão divertido e colorido igual o nosso [no Brasil], principalmente o de Pernambuco que tem uma infinidade de ritmos e festas”, conta.

No grupo Cristina toca ganzá e para ela, a atividade é vista como entretenimento. “É uma forma de lazer que me traz um prazer imenso, porque a música toma conta da gente. Não penso em me profissionalizar, mas farei oficinas para aprender outros instrumentos presentes na bateria”, diz a professora.Cristina começou a tocar no grupo por influência de uma amiga, que já era integrante das sambadeiras e havia chamado a docente para participar também. “Fui assistir um ensaio e fiquei curiosa em aprender a tocar algum instrumento. Como levei jeito, fui ficando no grupo”, lembra

Sobre conciliar as atividades da sala de aula com a bateria do grupo de samba, Cristina revela que não tem dificuldades. Os ensaios das sambadeiras são aos domingos e os desfiles na terça de Carnaval, dias nos quais a professora não trabalha. Mas, quando acontece do grupo ser convidado para tocar no horário de trabalho da docente, ela diz que negocia com as coordenações das escolas onde trabalha.

As Sambadeiras
O grupo foi fundado em 2008 e tem no nome uma alusão às ladeiras de Olinda. As cores lilás e branca estão ligadas à busca pela inspiração e paz. As principais apresentações das Sambadeiras ocorrem durante o Carnaval. Durante os demais dias do ano algumas integrantes se apresentam em festas e festivais regionais.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.