Escola de filhos de 13 vítimas de queda de avião busca ajudar com luto

Para lidar com luto, alunos escreveram mensagens e colocaram em painel. (Foto: Reprodução/RBS TV)Após a queda do avião com a delegação da Chapecoense que matou 71 pessoas, os dias têm sido de homenagens, enquanto famílias, amigos e torcedores das vítimas tentam recomeçar. Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, pais e professores buscam dar atenção especial às crianças, que estão entre os maiores admiradores do time. Em umas das escolas, estudam 13 filhos de vítimas.

Luciara Giacobe precisou enfrentar o desafio de contar ao filho Arthur, de oito anos, sobre morte dos ídolos. “Eu fui acordá-lo e ele disse: ‘mãe, sonhei uma coisa muito doida, que eu estava caindo de um penhasco’. Eu disse, então, eu tenho uma coisa para te contar, não é agradável, mas, como tu vais ver na televisão, eu já vou te falar: ‘o avião da Chape, que estava com os jogadores, caiu’. Ele ficou quieto, em choque”, contou.

Dois colegas do menino são filhos de vítimas da tragédia, por isso, o garoto se preocupou em confortar os amigos.

“Eu resolvi dar alguma coisa de lembrança e dei uma camiseta e uma bola. Eu queria que os familiares superassem a dor, porque a gente não pode fazer nada”, disse Arthur.

Apoio psicológico
Na escola onde estudam os filhos de 13 vítimas da queda do avião, professores e direção estão fazendo um trabalho especial com as crianças. A camisa do aluno Bruno foi autografada pelo xará, Bruno Rangel, dias antes do voo para a Colômbia. “A profe [professora] levou ele lá e ele autografou”, contou o menino.

Para ajudar os alunos a entenderem o luto, os professores pediram para que eles escrevessem uma homenagem às vítimas que foi fixada em um painel, onde se destacam palavras como carinho, amizade e recomeço.

“Deus, você pode cuidar do time da Chapecoense, por favor? Eu sei que as famílias perderam pais, filhos e outros”, leu Elisa Lotici, de oito anos, da carta escrita em aula.

“Eu estava muito triste e eu até chorei quando a professora disse que era para fazer este texto do que tinha acontecido. Aí, eu me senti triste, mas eu fiz e comecei a ficar um pouco mais feliz por ter escrito esta carta para Deus”, disse.

Os professores também receberam apoio psicológico, para compreender o luto e poder lidar com a situação em sala de aula. “Antes de atendermos os alunos, fizemos esse trabalho junto aos professores, para que pudéssemos, da melhor forma possível, enfrentar esse momento difícil”, explicou a gestora escolar Gislaine Moreira Nunes.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.