EUA autoriza vítimas do 11/9 a processar Arábia Saudita

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou nesta sexta-feira (9) um projeto de lei que permite às famílias de vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 processar o governo da Arábia Saudita.

Às vésperas do aniversário de 15 anos dos atentados, a aprovação coloca o Congresso em rota de colisão com a Casa Branca -o presidente Barack Obama afirma que pretende vetar a lei.

O projeto já havia sido aprovado em maio no Senado, apesar de veementes objeções da Arábia Saudita -dos 19 sequestradores dos aviões envolvidos nos ataques, 15 eram sauditas.

Para derrubar o veto do presidente, são necessários votos de dois terços da Câmara e do Senado. A votação desta sexta foi por voz, sem o registro dos votos individuais.

Em tese, isso facilita com que democratas que ajudaram a aprovar a lei depois façam o oposto -mantendo o veto de Obama- sem serem acusados de mudança de posição.

O governo Obama teme que o projeto tensione as relações com um tradicional aliado americano no Oriente Médio. Até a tarde desta sexta-feira (9), o governo saudita não havia se manifestado sobre a aprovação da lei.

A nova legislação permite que familiares de vítimas dos ataques entrem com uma ação judicial, em corte americana, por qualquer papel que elementos do governo da Arábia Saudita tenham tido no 11 de Setembro.

O deputado republicano Ted Poe (Texas) afirmou que a Casa Branca deveria estar mais preocupada com as famílias das vítimas do que com “gentilezas diplomáticas”.

Ele disse que não sabe se o governo saudita desempenhou algum papel nos ataques que deixaram mais de 3.000 mortos em 2001. “Isso quem vai decidir é um júri de americanos”, disse Poe.

A aprovação ocorre cerca de dois meses após a divulgação, pelo Congresso americano, de 28 páginas de um relatório confidencial sobre o 11 de Setembro que reacendeu especulações sobre uma possível ligação de alguns dos atacantes com membros do governo saudita.

Essas alegações nunca foram embasadas por investigações subsequentes dos EUA sobre os ataques.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.