Exame para detectar microcéfalos

download (7)“Fiquei um pouco assustada quando recebi uma ligação da Secretaria de Saúde pedindo para eu comparecer hoje aqui”, contou a dona de casa Amanda Kathielly, 22 anos, mãe da pequena Ana Luíza, de 2 meses, que nasceu com o crânio medindo 31 centímetros. Após mutirão realizado, ontem, pela Secretaria de Saúde do Recife, na Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAe) Deputado Antônio Luiz Filho, localizada no bairro do Arruda, na Zona Norte, um sentimento de alívio. “Deu negativo. Minha filha é uma criança
saudável”, comemorou, ainda sem acreditar, Amanda. Dos 67 bebês atendidos, 61 casos suspeitos foram descartados e três confirmados. Apenas três crianças não realizaram a tomografia porque não estavam em jejum. De acordo com a Secretaria de Saúde, os exames delas serão realizados ainda na próxima semana. A etapa seguinte da ação não tem data definida.

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontou 2.061 bebês notificados com microcefalia, sendo 1.177 descartados e 371 confirmados. “O objetivo do mutirão é atender crianças que foram notificadas e, até então, não tinham tido acesso ao serviço de saúde para que fosse firmado ou descartado o diagnóstico”, explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Estiveram presentes neurologistas e assistentes sociais da Prefeitura para dar um apoio maior à iniciativa. Caso seja confirmada a malformação cerebral, acrescentou Correia, os pacientes serão encaminhados de acordo com a necessidade, além de receber acompanhamento rotineiro nas unidades de saúde.

Segundo a neuropediatra Rafaela Vasconcelos Viana, é preciso definir se a microcefalia tem origem infecciosa ou se é por outra causa. “A reabilitação precoce é fundamental para que os bebês sejam acompanhados e possam ter desenvolvimento estimulado ao longo da vida”, destacou Rafaela, acrescentando que, ontem, o perímetro cefálico dos bebês foi revisto para verificar se está dentro do adequado.

Antes de receber o diagnóstico, a mãe do pequeno Davi Henrique, a dona de casa Mylene Ferreira, 22, estava angustiada com a incerteza do laudo clínico da criança. No entanto, desde o nascimento, já sabia que o filho dela tinha microcefalia. “O medo veio quando tive uma doença parecida com zika na gestação”, relatou. Horas depois, recebeu a constatação de que João Lucas tem microcefalia. “Já tinha desconfiado pelo fato de ele não conseguir dormir, ser muito inquieto e chorar mais do que o normal”, lamentou.

Fonte: Folhape

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.