Explosões e tiros em aeroporto de Istambul deixam dezenas de mortos e feridos

01Ao menos dois homens-bomba abriram fogo e detonaram explosivos na noite desta terça-feira (28) no aeroporto de Ataturk, em Istambul, o principal da Turquia e o terceiro maior da Europa em volume de passageiros. O atentado terrorista deixou dezenas de mortos e feridos — e foi o mais grave que o país sofreu nos últimos meses.

Até as 19h30 (hora de Brasília, 01h15 de Istambul) foram contabilizados 28 mortos e 106 feridos, segundo informações do governador de Istambul, Vasip Sahin.

Várias testemunhas relataram duas explosões, mas Sahin afirmou que as autoridades acreditavam que pode ter havido três homens-bomba.

O ataque aconteceu na área de embarque internacional. Os agressores abriram fogo contra os passageiros antes de se explodirem.

A polícia disparou para impedir que eles chegassem a uma checagem de segurança no terminal internacional de chegadas, eles então acabaram se explodindo. Veja imagens da tragédia.

De acordo com a agência estatal Anadolu, há pelo menos seis pessoas feridas gravemente, o que indica que o número de mortos deve aumentar.

O aeroporto se tornou um caos, conforme mostram os vídeos do ataque e relatam sobreviventes.

“Houve uma grande explosão, extremamente alta. O teto caiu. Dentro do aeroporto estava terrível, não se podia reconhecê-lo, o dano é grande”, declarou Ali Tekin, que estava na sala de desembarque à espera de uma pessoa quando o ataque ocorreu.

Imagens postadas nas redes sociais mostraram pessoas feridas deitadas no chão dentro e fora de um dos terminais.

Imagens de televisão mostraram ambulâncias se dirigindo para o local. Uma testemunha disse à CNN Turca que o tiroteio foi ouvido do estacionamento do aeroporto. Táxis transportaram feridos, segundo a testemunha.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, condenou fortemente os ataques.

— Está claro que este ataque não tem nenhum objetivo a não ser fazer propaganda contra nosso país usando simplesmente o sangue e a dor de nossos inocentes.

Erdogan pediu uma “resposta decidida” da comunidade internacional com relação aos ataques terroristas.

Estado Islâmico e grupo curdo

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque, o último de uma série de atentados suicidas este ano, mas a agência de notícias Dogan informou que as indicações iniciais sugeriram que o Estado Islâmico pode ter sido responsável, citando fontes policiais.

Uma autoridade turca disse que era muito cedo para atribuir culpa.

O ataque tem algumas semelhanças com um ataque suicida realizado por militantes do Estado Islâmico no aeroporto de Bruxelas, em março, que matou 16 pessoas.

Ataturk é o maior aeroporto da Turquia e um grande centro de conexões para os viajantes internacionais. Autoridades interromperam a decolagem de voos regulares no aeroporto e os passageiros foram transferidos para hotéis, disse um funcionário da Turkish Airlines. Antes, um funcionário do aeroporto afirmara que alguns voos foram desviados.

Outros ataques

A Turquia tem sofrido uma onda de atentados neste ano, incluindo dois ataques suicidas em áreas turísticas de Istambul atribuídos ao Estado Islâmico, e dois carros-bomba na capital, Ancara, que foram reivindicados por um grupo militante curdo.

No ataque mais recente, um carro-bomba destruiu um ônibus da polícia no centro de Istambul durante a hora do rush da manhã, matando 11 pessoas e ferindo outras 36 perto da principal área turística, uma grande universidade e o gabinete do prefeito.

A Turquia, que faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado islâmico, também está lutando contra militantes curdos em seu sudeste de maioria curda. Sobre os dois grupos pesam as suspeitas iniciais do atentado, mas ninguém até o momento assumiu a autoria do ataque.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.