Feto é infectado por vírus da zika e chikungunya na Paraíba, diz médica

01Um feto com cinco meses de gestação está infectado pelos vírus da zika e chikungunya naParaíba. A informação foi confirmada pela médica paraibana especialista em medicina fetal, Adriana Melo, nesta segunda-feira (27), depois que exames foram realizados em uma clínica particular da cidade de Campina Grande, na semana passada. Segundo a médica, os dois vírus foram transmitidos da mãe para o filho através da placenta. Este pode ser o primeiro caso de infecção de feto pelos dois vírus, ao mesmo tempo, confirmado no Brasil.

De acordo com a médica Adriana Melo, a suspeita de infecção do feto surgiu durante uma ultrassonografia realizada na 22º semana de gestação.

“Através do exame de imagem, nós percebemos a presença de calcificações e excesso de líquido na cabeça do feto. É normal que a cabeça do feto tenha líquido, mas em pequena quantidade”, disse ela, acrescentando que ainda não é possível saber se o bebê vai ter microcefalia ou outras complicações relacionadas às infecções.

Depois da suspeita, a médica conta que retirou uma amostra do líquido amniótico e fez exames na última quinta-feira (23). O resultado saiu na sexta-feira (24), confirmando as infecções, mas a informação só foi divulgada nesta segunda-feira (27). Adriana Melo explica que, a partir de agora a equipe médica vai realizar exames a cada quatro semanas de gestação com esta mãe para avaliar o que vai acontecer com o feto.

Outros casos
Na semana passada, a médica Adriana Melo já havia confirmado o caso de um bebê que foi infectado pelo vírus da chikungunya durante a gravidez. O bebê está com 16 dias de vida e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Escola da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, após convulsões, mas o estado de saúde dele é regular.

“O bebê está reagindo bem. Ele está a cerca de uma semana internado e chegou a ter o nível de plaquetas muito baixo, crises convulsivas, mas já está se recuperando”, disse Adriana Melo. Outros dois casos de infecção do vírus da chikungunya durante a gravidez estão sendo investigados na Paraíba.

A médica explica que ainda não sabe como e quando o bebê foi infectado pelo vírus da chikungunya, nem as sequelas que ele pode causar. “Ainda estamos estudando. A suspeita é de que tenha sido no fim da gestação, já que mãe estava com os sintomas do vírus na hora do parto, mas, ela [a infecção] pode acontecer através da placenta ou no momento do parto”, acrescentou Adriana Melo.

Pesquisas
A médica paraibana está participando de um grupo de pesquisas sobre infecções congênitas dos vírus. Segundo ela, a contaminação durante o parto está sendo investigada com base em outras infecções como dos vírus da aids e sífilis, para saber se é possível evitar a transmissão da mãe para o filho. “Ainda estamos no começo e não temos todas as respostas. Até o momento tudo é feito com voluntários, pois não temos recursos”, disse ela.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.