‘Geração Z’ envia 206 mensagens por dia e 25% já receberam ‘nudes’

Nude, imagem íntima que circula nos meios digitais e se popularizou em aplicativos de mensagem. (Foto: Julian Stratenschulte/DPA/AFP)A Geração Z envia, em média, 206 mensagens por dia, quase três vezes o volume da geração nascida nos anos 80, aponta pesquisa da McCann sobre o comportamento de jovens, obtido com exclusividade pelo G1. A partir de achados como esse, o relatório da agência atualiza o status dessa galera de “nativos digitais” para “sempre disponível”.

Para eles, separar a vida real da digital faz pouco sentido. Tanto que 25% já receberam “nudes” ou trocaram “sexting”. Toda relação, até as mais íntimas, não ocorre sem passar por alguma via digital. Para compor o retrato desses jovens, a McCann ouviu 33 mil pessoas de 18 países, com idade de 16 a 70 anos. No Brasil, foram 1.811 entrevistados.

Chamados de centennials, a Geração Z nasceu entre o fim de 1990 e começo dos anos 2000). Essa geração desembarcou no mundo online de smartphone em punho e talvez nem chegou a ter um computador, explica Débora Nitta, vice-presidente de planejamento da McCann. São um contraponto aos milennials, a geração Y, nascida a partir dos anos 1980.

A presença de um aparelhinho conectado levado para todo canto faz da internet um componente não do cotidiano. “Para eles, já há inversão, em que o eu digital toma uma dimensão, um espaço e uma verdade, tão grande ou maior que o eu fora do mundo digital.”

Nesse contexto, as imagens que mostram demais são só uma forma de ser mais transparente na vida virtual assim como se é no dia a dia. “Aquilo é simplesmente a vida. E na vida acontece beijo, acontece transa, acontece de gostar de um carinha e no outro dia não. Acontece de eu ser dona do meu corpo”. “Os ‘nudes’ não tem um valor que teria no passado, de uma exposição pornográfica.”

Centennials x Milennials
Eles estão muito mais conectados do que o restante da população, até mais do que os milennials. Tanto que, enquanto enviam, em média, 206 mensagens por dia, os jovens “velhinhos” mandam só 73. A briga fica injusta quando comparada à produtividade nos teclados das pessoas com idade de 35 a 50 anos (20) e de 51 a 69 anos (17).

Se ocorrer no Snapchat, rede social preferida da molecada, a disputa termina antes de começar: eles dizem responder até 40 snaps em um minuto.

Não é por menos, já que o centennials brasileiros são mais ativos do que os gringos –a média mundial de troca de mensagens por dia é de 120. Ficam atrás apenas dos espanhóis, mas à frente de americanos, chineses, russos e por aí vai.

Facebook elefante x Snapchat camaleão
Não é por estar conectada, no entanto, que a Gen Z possui uma visão homogênea sobre todas as plataformas em que possui um perfil. A partir da resposta deles, a McCann fez um paralelo entre esses serviços e o mundo animal. O Snapchat, preferido disparado entre eles, é um camaleão, pois muda o tempo todo para acompanhar o ritmo de vida mutante que levam. O YouTube é um mico do entretenimento. O Instagram é um pavão, em que os outros se exibem. O WhatsApp é um papagaio, indispensável à comunicação e aberto ao falatório. Já o Facebook, maior rede social do mundo, é um elefante, muito grande pra ser ignorado mas vagaroso para que prestem atenção.

“Essa galera sabe exatamente quando usar e para o que usar cada plataforma”, diz Débora. “Na cabeça deles, o Facebook reporta a jornada, uma história, quantos amigos deram ‘like’”, afirma. E acrescenta: “O Facebook é sobre o que já foi, o que já rolou”.

“O Snapchat é um fenômeno pelo que ele não tem, essa pressão social, que é justamente o que o Facebook tem”, comenta, afirmando que “no ‘Snap’, você não sabe quantas pessoas viram e isso faz com que as pessoas possam ser mais reais e se importar menos com a opinião de terceiros”.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.