Governo do Estado garante 300 escrituras definitivas a moradores do Passarinho, no Recife

01Uma solenidade comandada pelo governador Paulo Câmara formalizou, nesta terça-feira (27.06) a entrega de 300 escrituras definitivas na comunidade do Passarinho, bairro da Zona Norte do Recife. A ação faz parte do Programa Meu Imóvel Legal (PMIL), que tem o objetivo de transferir a propriedade de imóveis ou terrenos utilizados para fins de moradia e que estão em lotes destinados a políticas habitacionais do Governo de Pernambuco. Acompanhado do prefeito do município, Geraldo Julio, o gestor estadual ressaltou que a plataforma, que é considerada uma das maiores iniciativas de regularização fundiária do Brasil, possibilita o exercício da cidadania.
 
“Essas escrituras garantem a venda, a herança e o crédito desses imóveis. E a gente está fazendo um grande esforço para oferecer condições para que as pessoas possam ter suas moradias regularizadas”, destacou Paulo. Câmara ressaltou ainda que esse é um pleito antigo da comunidade. “É só vê a idade da maioria das pessoas que estão aqui para receber esse documento. Muitas delas são idosas e lutaram bastante por esse direito”, frisou.

 
O governador salientou ainda o esforço do Governo do Estado para manter os serviços funcionando. “As coisas não estão fáceis, mas estamos fazendo o nosso dever de casa. Nós estamos trabalhando para manter as contas do Estado equilibradas e buscando mecanismos para fazer o Estado voltar a crescer economicamente”, ressaltou o chefe do Executivo, grifando também que Pernambuco e o Brasil são maiores do que qualquer crise econômica.
 
Desde 2013, ano da sua implantação, o programa já entregou 1.460 escrituras definitivas no Estado. Mas o número de unidades habitacionais regularizadas ultrapassa os 11 mil. A ação é o resultado de uma planejamento estratégico do Governo de Pernambuco, que inclui delimitação das áreas, levantamento topográfico, registro de títulos no cartório de imóveis, análises jurídicas e aprovação do projeto no âmbito municipal.
 
O processo de regularização fundiária é comandado pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), estatal sob governança da Secretaria de Administração (SAD), e tem por missão participar de reformas estruturadoras da administração pública. No caso de Passarinho, a ação contou com a parceria da Prefeitura do Recife, no que diz respeito ao cadastro e a seleção de documentos. A escritura definitiva é um documento que garante a propriedade da área a famílias.
 
Para o secretário de Administração, Milton Coelho, o programa Meu Imóvel Legal dialoga com qualidade de vida da população. O auxiliar do governador Paulo Câmara garantiu que o Governo do Estado vai continuar investindo na regularização fundiária. “Isso é mais do que a nossa obrigação. É um direito da população, e nós vamos continuar esse trabalho iniciado Eduardo Campos, em 2014, o idealizador dessa iniciativa, que é uma das maiores do País”, destacou.
 
Bastante emocionada durante o ato, a costureira Maria das Neves, que na oportunidade recebeu a escritura do seu imóvel, contou que foram 15 anos de luta para obter o documento de sua casa. Maria, que mora com a filha e o genro, disse ainda que agora vai iniciar a reforma da sua residência para melhor acomodar a família. “A nossa família cresceu e agora temos segurança para melhorar a estrutura”, resumiu a costureira. Ela completou ainda: “A nossa comunidade está em festa”. 
 
O prefeito Geraldo Julio reforçou a importância de atuar em parceria para melhorar a vida da população. “A gente vem de uma escola que realmente sabe a importância do Governo e da Prefeitura na vida do povo”, grifou o mandatário da capital pernambucana, referindo-se aos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos.
 
Acompanharam o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio no encontro o secretário da Fazenda, Marcelo Barros; o secretário de Habitação, Marcos Baptista; o secretário executivo de Articulação da Casa Civil, Marcelo Canuto; o defensor público do Estado, Manoel Jerônimo; o presidente da Perpart, Oscar Victor; os deputados estaduais Waldemar Borges e Beto Accioly; os secretários municipais Sileno Guedes e Leda Alves; os vereadores Luiz Eustáquio, Almir Fernando e Romerinho Jatobá; o conselheiro tutelar, Vado Luz; o presidente do Conselho de Moradores de Passarinho, Marcos Aurélio; e o líder comunitário da localidade, Mago do Passarinho.
 
 
Fotos: Aluisio Moreira/Sei
Fonte: Ascom Governo do Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.