Incêndio em subestação deixa Metrô do DF e prédios da Esplanada sem luz

01Incêndio de grandes proporções em uma subestação de energia afetou a área central de Brasília nesta segunda-feira (27) e causou blecaute em prédios da Esplanada dos Ministérios, incluindo o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Até as 20h, bombeiros ainda combatiam as chamas altas e a causa do fogo ainda não tinha sido identificada.

A sessão da comissão do Senado que analisa o impeachment da presidente Dilma Roussefffoi suspensa às 19h40 por causa da falta de energia. Os senadores chegaram a manter o encontro “à meia-luz” por cerca de uma hora, com a ajuda dos geradores do prédio. Duas testemunhas que seriam ouvidas nesta segunda devem participar de nova reunião na manhã de quinta-feira (30).

Em nota, o Senado informou que a ala onde a comissão se reúne “é coberta por no-break com autonomia para até uma hora de falta de energia elétrica”. O texto confirma que o problema foi causado pelo incêndio na subestação Brasília Central, que alimenta a região.

A instabilidade começou às 18h30, com uma queda que durou cerca de 15 minutos. O sistema foi retomado com alguma instabilidade e voltou a cair às 19h20. Prédios como o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional usavam geradores e luzes de emergência para manter o funcionamento das atividades principais.

Câmeras da TV Globo flagraram as chamas na subestação no início da noite (veja vídeo acima). Segundo a CEB, as causas ainda eram apuradas até o início da noite, já que o dia não foi marcado por chuvas, trovoadas ou vento forte.

O blecaute também afetou o funcionamento do Metrô por 20 minutos, entre 18h45 e 19h05. Segundo o órgão, apenas os trens que circulavam perto de Taguatinga tiveram o funcionamento interrompido. Por volta das 19h30, o sistema funcionava normalmente.

Todos os prédios públicos no lado norte da Esplanada dos Ministérios foram afetados pela queda, segundo servidores. A lista inclui os ministérios da Justiça, da Educação, da Fazenda e da Defesa, por exemplo.

Semáforos do Eixo Monumental também foram afetados pela queda e ficaram desligados. Quando a luz foi restabelecida, a sinalização ficou intermitente, indicando atenção aos motoristas. Até as 18h45, não havia registro de acidentes de trânsito na região.

No Aeroporto Interrnacional de Brasília Juscelino Kubitschek, a energia também oscilou e fez com que os sistemas eletrônicos fossem reiniciados. Segundo o terminal, a falha atrasou voos e procedimentos internos em cerca de cinco minutos, sem causar maiores transtornos. Geradores também evitaram que o blecaute se prolongasse por mais tempo.

Na comissão que avalia o processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado, as atividades foram mantidas normalmente até o início da noite (veja vídeo acima). O gerador do prédio garantiu a iluminação das salas principais, mas corredores e gabinetes ficaram no escuro durante a falha

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.