Investigações da Polícia Federal ameaçam influenciar eleições municipais

1As diversas investigações da Polícia Federal – e a forte atuação do Ministério Público e da Procuradoria Geral da República -, que criaram um clima de insegurança em Brasília, começam a invadir Pernambuco, ameaçando influenciar o resultado das próximas disputas eleitorais.

Desde as últimas eleições, o Estado foi alvo de seis operações da PF: Vidas Secas (sobre desvios nas obras da Transposição São Francisco), Catilinárias (braço da Operação Lava Jato), Fair Play (irregularidades no contrato da Arena Pernambuco), Pulso (sobre desvios em contratos da Hemobras), Turbulência (suspeita de esquema de lavagem de dinheiro que teria abastecido campanhas do PSB) e Custo Brasil (pagamento de propina em contratos de informática), sendo as duas últimas deflagradas esta semana. As operações, em especial a Turbulência, poderão cobrar um preço alto aos que estiverem relacionados aos grupos políticos investigados.

Devido à proximidade das operações com o pleito municipal, que ocorre em outubro, a tendência é que a disputa deste ano será a mais afetada pelos escândalos envolvendo lideranças políticas. Já os reflexos na disputa de 2018 dependem do avanço das investigações e da comprovação do envolvimento de partidos em esquemas de corrupção. “A proximidade com as eleições faz com que a disputa municipal possa ser mais atingida, mas ainda falta muito tempo para arriscar palpite para 2018”, avaliou o cientista Elton Gomes.

Rastro

O rastro deixado pelas investigações poderá abrir espaço para projetos de lideranças que não tiveram seus nomes associados às investigações. Nomes que começam sua carreira na política e que não tiveram seus nomes ligados às apurações podem despontar, como as deputadas estaduais Priscila Krause (DEM) e Raquel Lyra (PSDB). Já líderes consolidados como o senador Armando Monteiro Neto (PTB), o vice-governador Raul Henry (PMDB), o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), também podem se beneficiar de um possível vácuo de poder deixado pelas operações, mas a avaliação de especialistas é que ainda é muito cedo para arriscar um palpite diante do curso imprevisível das operações, que ainda não tiveram um desfecho. O ambiente também é propício para aventureiros que não possuem carreira política consolidada.

“O povo está órfão de lideranças, alguém que não tinha destaque pode se dar bem ou surgir um aventureiro sem cabedal. Temos carência de líderes. Seria um tiro no escuro dizer um nome agora”, avaliou Elton Gomes. Com o envolvimento da maioria dos partidos em esquemas de corrupção, as lideranças correm o risco de serem associadas a eles. O ex-prefeito João Paulo (PT) não teve o nome envolvido em nenhuma investigação, mas as principais lideranças do seu grupo estão no alvo da Lava Jato. O PMDB pernambucano também po­de ser associado aos problemas do governo Temer e o mesmo pode acontecer com tucanos e democratas.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.