Machado diz que ajudou Chalita para contribuir com Temer

1Em novas gravações divulgadas pelo “Jornal Nacional”, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirma ao ex-presidente José Sarney que contribuiu para a campanha do então deputado federal Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo pelo PMDB, em 2012. Segundo o “JN”, a contribuição ocorreu a pedido do presidente interino da República, Michel Temer.

Na gravação, Machado diz que ajudou na “candidatura do menino” à prefeitura de São Paulo pelo PMDB, expressão que investigadores atribuem a Chalita, de acordo com a reportagem da TV Globo.

Pouco antes, ainda segundo o “JN”, Machado dá sinais de sondar Sarney sobre se Temer, então vice-presidente, poderia participar de atuar para evitar que sua investigação caia nas mãos do juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato.

“Você acha que a gente consegue emplacar o Michel sem uma articulação () do jeito que esta (…)?”, pergunta. Sarney respondeu: “Sem articulação, não. Vou ver o que está acontecendo. Vou ao Michel hoje”.

E Machado completa: “O Michel… eu contribuí para o Michel. Não quero nem que o senhor comente com o Renan. Contribuí com o Michel para a candidatura do menino. Falei com ele até em lugar inapropriado, na base aérea”.

Sarney, então, teria aparentado preocupação com a afirmação. “Mas alguém sabe que você me ajudou?”, perguntou Sarney. Machado então respondeu: “Não, ninguém sabe, presidente”.

Na conversa, não fica claro qual a contribuição ou ajuda que teria sido dada por Machado tanto a Chalita quanto a Sarney.

Asas

O “Jornal Nacional” também divulgou outra conversa com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que deixou o Ministério do Planejamento depois que a Folha de S.Paulo divulgou conversas dele com Machado. O ex-integrante da Transpetro defende um acordo para barrar a Lava Jato que proteja também integrantes do PT.

Ele faz referência ao suicídio de Getúlio Vargas. Segundo Machado, a solução passaria pela “permanência de Dilma Rousseff, mas sem poderes”. “Meu amigo, eu acho que o melhor seria (). Porque ela continuava presidente. E Michel assumia com liberdade de mudar tudo.”

“Negociava um ou outro cara aqui que ela quisesse proteger”, rebate Jucá.

E Machado responde: “Isso, proteger no governo. Essa conversa [inaudível] só tem a solução do Getúlio, rapaz. Proteger a família do Lula fazendo um acordo com o Supremo. Não é possível que esses m não façam um acordo desses. Sem o Supremo não adianta. Ou corta as asas da Justiça e do Ministério Público ou f. E quando essa coisa baixar, cortar as asas do Ministério Público”.

Lava Jato

Em outra conversa, Machado e Sarney falam da presidente afastada Dilma Rousseff e do marqueteiro do PT João Santana e de um ministro da Justiça, cujo nome não foi citado.

A conversa teria ocorrido entre fevereiro e março deste ano, período em que três pessoas ocuparam a pasta.

“A Dilma não tem condições. Você vê, presidente, nesse caso do marqueteiro, ela não teve um gesto de solidariedade com o cara. Ela não tem solidariedade com ninguém não, presidente”, diz Machado.

Sarney então diz: “E nesse caso é o único em que ela está envolvida diretamente. Foi ela quem falou com o pessoal da Odebrecht para dar, acompanhar e responsabilizar João Santana”.

Machado responde: “Isso é muito sério, presidente. Você pegou o marqueteiro dos três para presidente do Brasil. Deixa que o ministro da Justiça, que é um banana, só diz besteira. Nunca vi um governo tão frágil e tão omisso. É o que estavam dizendo essa semana. A presidente é bunda mole. A gente não tem um fato positivo.

E Sarney conclui: “E todo mundo acovardado”.

Outro lado

Ao “Jornal Nacional”, o presidente interino Michel Temer negou que tenha pedido doação a Sérgio Machado para a campanha de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo em 2012. Afirma ainda que não foi candidato às eleições de 2012, não recebeu nenhuma contribuição e que nunca se encontrou em local inapropriado com Machado.

Sérgio Machado disse que não pode se manifestar por conta do sigilo da delação premiada. As gravações feitas por ele foram entregues à Procuradoria-Geral da República como parte do acordo.

O ex-presidente José Sarney disse que tinha relação de amizade com Sérgio Machado. E que vendo que ele estava em momento de desespero, se prontificou a ajudá-lo e sugerir nomes para sua defesa. Jucá e Chalita não foram localizados pelo “JN”.

A presidente afastada Dilma Rousseff informou também à TV que todos os pagamentos feitos ao marqueteiro João Santana foram regulares e declarados à Justiça Eleitoral. Disse ainda estranhar que pessoas não ligadas à campanha tivessem informações sobre pagamentos, o que, para ela, indica que as afirmações não teria credibilidade.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.