Mais um suspeito de planejar ato terrorista no Rio é preso

downloadA Polícia Federal anunciou na noite desta sexta-feira (22) a prisão de mais um suspeito de envolvimento em planejamento de atos de terrorismo durante a Olimpíada do Rio. Ele se entregou às 18h em Vila Bela da Santíssima Trindade, município do estado de Mato Grosso. O suspeito seria levado para o presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS), onde estão outros dez presos na última quinta-feira (21), sob a mesma acusação. A polícia informou que, por questões de segurança, não divulgaria o horário da transferência.

Os dez presos na quinta-feira passada por suposta ligação com o Estado Islâmico (EI) chegaram ao presídio de Campo Grande na madrugada desta sexta. Eles foram levados de Brasília, num jatinho da Polícia Federal. Assim que chegaram, passaram pelo procedimento padrão, que é receber os uniformes de detentos e cortar os cabelos.

Nos próximos 20 dias, eles estarão sob o regime disciplinar diferenciado (RDD). Ficarão isolados e tomarão banho de sol na própria cela, onde há espaço para isso. Só os advogados terão acesso a eles. As visitas íntimas e de familiares também estão proibidas. Por segurança, estão ocupando celas distantes umas das outras.

Antes da prisão do 11º suspeito, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, havia dito, em entrevista no Paraguai, que a busca pelos demais suspeitos (havia dois com prisão decretada que ainda não tinham sido localizados) continuaria. Agora, só um acusado está solto. “Essas pessoas estão sendo rastreadas e monitoradas para cumprirmos os mandados de prisão”, havia dito o ministro.

O presídio de Campo Grande tem capacidade para 208 detentos, mas abriga 140, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (De­pen). Os últimos a serem transferidos para a unidade, em junho passado, foram seis integrantes de uma facção criminosa carioca que cumpriam pena no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio. Eles estariam envolvidos no resgate do traficante Nicolas Pereira de Jesus, o Fat Family, do Hospital Souza Aguiar, em 19 de junho.

Pela unidade de Campo Grande já passaram presos famosos, como o traficante Fernandinho Beira-Mar e o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, o Comendador, que hoje estão no presídio federal de Rondônia. Também ocuparam as celas os traficantes Juan Carlos Abadía (colombiano) e Marcos Camacho, o Marcola.

O ministro da Justiça reafir­mou que, depois das prisões, é baixo o risco de atentado terrorista no Brasil durante a Olimpíada do Rio. Para Moraes, as investigações e as prisões são um indicativo da eficiência da estrutura de segurança do País para os Jogos. O ministro entende ainda que os dez presos formavam um gru­po amador, sem capacidade real de cometer atentados.

Pelas investigações da Polícia Federal, quatro dos dez suspeitos fizeram juramento de lealdade ao Estado Islâmico. Em trocas de mensagens no WhatsApp e em outros aplicativos, integrantes do grupo comemoraram os atentados recentes ocorridos em Orlando (nos Estados Unidos) e em Nice (na França). Um dos suspeitos teria falado em treinar tiro e artes marciais. Um outro teria tentado com­prar um fuzil AK-47 nu­ma loja virtual do Paraguai.

Fonte: Agência O globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.