Marcha da Maconha nas ruas do Centro neste sábado

O número de presos por tráfico de drogas no País cresceu mais de 500% nos últimos dez anos. A realidade não é diferente no Estado, superlotando as unidades prisionais, que operam 200% acima da capacidade. A aplicação falha da lei 11.343, que completa uma década em vigor, é apontada por especialistas como a principal causa do problema.

A medida surgiu como promessa para diferenciar usuários e traficantes, fortalecendo o acolhimento dos dependentes. Porém, acabou esbarrando na falta de clareza para se efetivar. Neste sábado, a defesa da descriminalização ganha as ruas do Recife, com mais um edição da Marcha da Maconha. Uma cartilha também será lançada, com a ideia de alertar a sociedade sobre a necessidade de mudanças. O evento tem concentração, a partir das 14h, no Pátio de Santa Cruz. A frente do Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco, Ingrid Farias, defende a descriminalização das drogas como ponto alto para o fim da violência e quadros de injustiça. “Está provado que a grande porta de entrada para outras drogas é o álcool e não a maconha. Defendemos que as pessoas sejam tratadas com dignidade, tendo um aparato eficiente do SUS”, disse.

De acordo com a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Márcia Ribeiro, o Estado tem registrado avanços. “O programa Atitude tem como principal demanda os usuários de crack, oferecendo a chance de reconstruírem suas vidas. O apelo é pela chegada de mais investimentos.”

“Deixa de assinalar a privação de liberdade pelo uso e porte, mas apresenta um sistema mais interessado em estatísticas. O texto não oferece subsídios para distinguir quem comercializa ou não. E o policial que registra o caso acaba exercendo o papel de primeiro juiz”, criticou o advogado e especialista em criminologia crítica Diego Lemos. Segundo ele, mesmo sendo encontrados com baixa quantidade e sem armas de fogo, os suspeitos acabam sendo enquadrados no artigo 33, como traficantes.

Segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), 60% dessa população carcerária é negra e quase 80% possuem baixa escolaridade. Os jovens, entre 18 e 29 anos, acentuam os maiores números. “O cenário acaba colaborando com o preconceito. Quem vem de bairros da periferia e dispõe de poucos recursos acaba sem vez e voz”, acrescentou. Os índices também evidenciam o aumento no ingresso de mulheres, como na Colônia Penal Feminina. No cenário nacional, a ampliação registrou uma média de 11% ao ano.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.