Ministro da Saúde visita feira em SP e diz que ‘SUS é direito do cidadão’

1O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse nesta quinta-feira (19), em São Paulo, que o Sistema Único de Saúde (SUS) “é direito do cidadão e uma garantia absoluta”. Ele destacou a importância de gerir melhor o sistema e gastar da maneira correta a verba disponível.

Questionado sobre as declarações publicadas em uma entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo” na qual afirmou que o governo não tinha como assumir as garantias previstas na Constituição como o acesso universal à saúde e que o tamanho do SUS precisa ser revisto, ele negou que tenha dito isso.

“Eu não falei sobre o tamanho do SUS, eu falei sobre Previdência. Quem leu a entrevista sabe perfeitamente disso. É uma polêmica desnecessária. O SUS é direito do cidadão, garantia absoluta”, disse Barros.

Barros visitou na manhã desta quinta-feira (19) a Feira Hospitalar, no Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo. Após andar pelos corredores do centro de exposição para conhecer as novidades, Barros falou rapidamente com a imprensa, mas evitou comentar temas polêmicos, como a “pílula do câncer”, por exemplo.

O ministro declarou que veio conhecer novidades para aprimorar a utilização dos recursos disponíveis para o Sistema Único de Saúde.

“Aqui que se reúne as novas tecnologias, novos procedimentos, novas técnicas e equipamentos, e é isso que nós precisamos para gerir melhor o SUS, gastar melhor cada centavo que é utilizado no Sistema Único de Saúde, que é um direito universal do cidadão brasileiro e que nós queremos executar com o máximo de qualidade”, afirmou ele.

Engenheiro de formação e político de carreira, o novo ministro da saúde afirmou em entrevista ao Jornal da Globo, na terça-feira (17) que não haverá mais dinheiro para a saúde e disse que se recuperar os R$ 5 bilhões cortados do orçamento da pasta já será um vitória.

Carta
A Federação de Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, entregou uma carta ao ministro na qual propõe mudanças e diversas portarias com objetivo de reduzir custos sem afetar a qualidade assistencial.

“O que nós entregamos para o ministro foi um protocolo de intenções, foi um ofício dizendo que existem muitas ações pra gente fazer para diminuir o custo da saúde”, afirmou Yussif Ali Mere Júnior, presidente da federação.

Para exemplificar, ele citou o uso de uma seringa especial que pode ser trocada por uma mais simples. “Um exemplo é agulha retrátil da seringa. Existe uma inovação que assim que você acaba de aplicar a injeção uma capinha cobre a agulha inibindo acidentes de trabalho com profissional da saúde. Essa agulha custa mito mais aro que o normal. Nós não temos muitos problemas com acidente de trabalho para em um momento de crise com esse exigir em todo lugar essa seringa que é uma inovação”, disse Yussif.

O ministro Ricardo Barros se comprometeu a ouvir com mais atenção as reivindicações da categoria.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.