Na era zika, sífilis avança

Fórum Sebrae de InovaçãoA sífilis congênita, doença centenária largamente conhecida e que provoca graves problemas em bebês, anda esquecida nesta era da Síndrome Congênita do Zika. A previsão do Governo Federal é que os novos casos da transmissão vertical de mãe para o filho em 2016 devem superar 22 mil.

Faltam dados fechados de 2015, quando a prioridade do País passou a ser o novo vírus. No entanto, profissionais de saúde asseguram um “boom” da enfermidade. A doença vem seguindo uma progressão de casos novos.

Entre 2004 e 2013 a taxa de incidência quase triplicou, passando de 1,7 caso por mil nascidos vivos para 4,7. Pernambuco amarga o 5º lugar no cenário nacional, com 7,1 casos por mil bebês e o Recife amarga o título de 2ª no ran­king das capitais, com 18,2 casos.

A sífilis, que também provoca mal­formações fetais, inclusive a microcefalia, é ainda causa de óbitos fetais e neona­tais, além de abortamentos. Desprezada pelas autoridades na atual epidemia de crianças nascidas com anomalias pelo zika, a sífilis congênita encontrou ainda mais espaço para crescer apoiada na falta da medicação para o tratamento.

A penicilina teve um desabastecimento nacional entre 2013 e 2015. “Tivemos dois anos complicados e tensos”, afirmou a coordenadora estadual da Vigilância Epidemiológica de Infecção Sexualmente Transmissível, Camila Dantas. O colapso aconteceu pela falta da matéria-prima utilizada para a fabricação da medicação.

Pernambuco vem numa disparada de casos desde 2008, quando, ano a ano, o número de crianças infectadas na gestação não apresentou queda. O ápice veio em 2014, ano em que a soma dos bebês nascidos com sífilis chegou a 1.258. Destes, 13 morreram.

No Recife, em 2014, foram 444 casos, dos quais cinco resultaram em mor­tes de crianças menores de 1 ano de idade. Foi a maior incidência na Cidade desde 2004.

Quando não mata, a infecção bacteriana pode deixar sequelas diversas. “Os riscos à saúde do bebê são vários. Ele pode ter microcefalia, doenças cardíacas ou neurosífilis (quando a bactéria invade o sistema nervoso central causando danos como perda motora, visual e cognitiva)”, exemplificou Camila.

A falta da penicilina, que praticamente sumiu dos estoques, exigiu uma contenção dos municípios. No início de março deste ano, o departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde informou que, em janeiro, 60% dos estados relataram desabastecimento da droga. Depois de negociações com a Opas, dois milhões de frascos foram viabilizados.

Camila Dantas afirmou que Pernambuco recebeu uma par­cela dessa ajuda emergen­cial, mas não informou quanto. Só o remédio garante o tra­tamento da mãe e feto. E quanto mais cedo ele se inicia na gestação, menor o risco para o bebê. Para que não ocorra a transmissão vertical, é necessário que o tratamento ocorra até 30 dias antes do parto.

Outro gargalo está em diagnosticar rapidamente a doença e garantir a terapia adequada. Contudo, no Brasil, 56,6% das mães tiveram o diagnóstico de sífilis no pré-natal e apenas 8,8% das que positivaram receberam tratamento adequado.

Fonte: Folha-PE

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.