No Dia do Leite Materno, banco do Imip recebe 1,3 mil potes de vidro

1O banco de leite do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), que fica no bairro dos Coelhos, área central do Recife, vai receber nesta quinta-feira (19) 1,3 mil potes de vidro do Hospital Pelópidas Silveira, localizado no Curado, Zona Oeste. Os recipientes foram arrecadados durante uma caminhada promovida pela unidade de saúde no mês passado.

Essa é uma das ações previstas para esta quinta, data em que se comemora o Dia Nacional de Doação do Leite Humano. Por isso, hospitais e outras instituições da capital pernambucana se mobilizam para sensibilizar a população sobre a necessidade de ajudar as mulheres que não conseguem produzir o alimento em quantidade suficiente para nutrir os seus filhos de forma completa.

Em janeiro, o Imip fez uma campanha pedindo novos frascos, já que, naquele mês, a arrecadação havia caído pela metade. Desde 1987, a instituição tem um banco de leite humano.

Segundo o Hospital Pelópidas Silveira, a unidade de saúde já entregou cerca de mil potes para o Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, Zona Oeste. Quem tiver o interesse de doar pode deixar os produtos na recepção da instituição ou qualquer banco de leite, em qualquer época do ano. Os potes devem ser de vidro e vir com tampa de rosca, como os de café e maionese.

Mulheres que produzem muito leite podem procurar os bancos de leite e fazer as doações. Além de ser a nutrição correta para recém-nascidos de até seis meses de vida, o aleitamento materno ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.

O Hospital Barão de Lucena fica na Avenida Caxangá, 3860, no bairro da Iputinga. Já o Imip está localizado na Rua dos Coelhos, 300, no bairro de mesmo nome. E o Pelópidas Silveira funciona no quilômetro 6 da BR-232, sem número, no Curado.

Conferência
Representantes do banco de leite do Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, Zona Oeste, participam de uma webconferência com bancos de todo o país e que fazem parte do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Previsto para as 12h, o encontro busca promover o compartilhamento de informações e experiências, além de discutir como o leite materno pode garantir uma vida saudável para os bebês prematuros ou doentes.

Durante o evento, vai ser divulgado o clipe ‘Coro de Múltiplas Vozes’, em que mães e crianças cantam ‘Sua Majestade, o bebê’ com a ajuda de voluntários do grupo Música para o Corpo e a Alma, projeto que leva apresentações artísticas para as enfermarias do hospital. O HC fica no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em frente à BR-101, na Cidade Universitária.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.