Parceria entre mães e filhos quebra limites e chega ao ensino superior

1A maternidade, sem dúvidas, é uma escola. Quem vê de fora até pensa que os filhos fazem o papel integral de alunos, por aprenderem com mães desde as tarefas básicas – como balbuciar as primeiras palavras – até os deveres mais complexos, que envolvem ideologia, visão de mundo, caráter. Entretanto, quem deu à luz ao menos uma vez na vida sabe bem que o rebento também representa – e muito – o papel de professor, ensinando a multiplicar amor e a enxergar um lado bom em cada canto. No meio dessa troca, há filhos que ainda são, literalmente, colegas de sala das mães, levando o mutualismo do aprendizado para o ensino superior.

É o caso de João Paulo Gonçalves, estudante de Cinema e Audiovisual da Aeso, em Olinda, e colega de graduação da mãe, Maria do Rosário Gonçalves. Longe dos livros desde antes de casar, ela se afastou ainda mais dos estudos para cuidar do filho, portador de uma deficiência motora ocasionada pela falta de oxigênio durante o nascimento. Dezoito anos depois, quando João prestou vestibular, Rosário também enxergou uma oportunidade de ter o primeiro contato com a comunidade acadêmica. A dúvida era somente uma: por que não?

“Não entrei na universidade para ajudar nas dificuldades do meu filho. Moramos em Aldeia, estudamos em Olinda, então eu ou o pai dele teríamos que levá-lo e buscá-lo na faculdade. Já que eu viria todos os dias, pensei em fazer um curso também”, explica.

Quanto à escolha da graduação, não houve como fugir da influência do filho: apaixonado pela sétima arte desde criança, o jovem de 19 anos acabou incentivando a mãe a fazer o mesmo curso.

No início, o ambiente repleto de gente mais jovem causou estranhamento. Porém, o choque inicial foi passando aos poucos, com a ajuda de João Paulo. “É muito bom dividir a sala com a minha mãe. No curso, nós temos preferências diferentes: eu gosto mais de montagem, ela prefere a parte de roteiros. Quando ela tem alguma dúvida, sempre ajudo”, explica o filho, orgulhoso da colega de sala.

“Ele é muito perfeccionista e gosta de fazer a edição nos mínimos detalhes. Sempre que eu digo que já está bom, ele diz que ainda dá para fazer mais”, brinca a mãe. “Temos pensamentos e gostos diferentes no curso, mas a gente se completa. Essa cumplicidade entre nós é muito forte. Sou muito grata a isso e ao meu esposo, que segurou a onda para eu vir estudar. Essa é uma oportunidade que tenho de fazer um pouco por mim”, conta Rosário.

Feliz por dividir a sala com o filho, ela explica que o aprendizado com João Paulo vai muito além das salas de aula. “Na faculdade ele me ajuda muito, mas eu aprendo com o meu filho desde que ele nasceu”, revela, com um ar de satisfação que não cabe num único sorriso.

Cumplicidade além dos livros de anatomia e vade-mécuns
Quem também se inspirou na escolha de um dos filhos para entrar no universo acadêmico foi a estudante de Direito Adriana Canêjo, 45. Casada desde os 18 e com uma faculdade inconclusa de Psicologia no passado, ela se dedicou exclusivamente à família durante mais de duas décadas. Depois de ver os filhos crescidos, ela percebeu que também era hora de realizar um sonho antigo, porém nunca esquecido.

“Meus dois filhos têm um ano e dez meses de diferença de idade. Quando eles eram pequenos, eu não tinha condições de terminar a faculdade porque cuidava o tempo todo deles. Eu era frustrada porque sempre gostei muito de estudar e tinha parado”, relembra Adriana. Entretanto, a situação mudou quando Renatha Canêjo, 24, filha de Adriana, ingressou na universidade.

“Minha filha foi a pessoa que mais me incentivou a voltar para a faculdade. No início eu até tive um pouco de medo, mas ela sempre quis que eu entrasse”, conta Adriana. O encorajamento veio de Renatha, mas a inspiração pela escolha do curso veio do outro filho, Ricardo Canêjo, 26. “Eu sempre gostei de falar, de escrever, de argumentar. Percebi que eu não iria seguir a carreira de psicóloga e escolhi o Direito, ramo que meu filho também já escolheu porque também gosta de argumentar. Acho que aprendi isso com ele e ele comigo”, conta a estudante.

“Era para ela fazer Medicina, para estudar comigo”, diz Renatha aos risos. Brincadeiras à parte, a filha não pensa duas vezes antes de elogiar o desempenho da mãe na academia. “Ela é um incentivo para mim. Às vezes estou cansada, com pouca vontade de estudar, mas ela sempre me dá coragem para pegar nos livros. Ela estuda até mesmo de madrugada. Mesmo não sendo o mesmo curso, a gente sempre se ajuda”, conta a filha.

Apesar da oposição entre livros de anatomia e vade-mécuns, o auxílio de Renatha – única filha que ainda frequenta a faculdade – vem por meio da tecnologia. “Eles nasceram nessa geração high-tech, então sempre me ajuda a fazer uma apresentação de slides ou a fazer alguma coisa que envolva uma tarefa mais difícil no computador”, explica. No caso de Ricardo, já formado, a ajuda é maior. “Para ele, eu peço ajuda no conteúdo dos trabalhos”, conta a mãe.

Fonte: Agência Brasil

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.