PE teve único ataque de tubarão no país em 2015, ano recorde no mundo

1Em ano de recorde de ataques de tubarão, Pernambuco registrou a única ocorrência desse tipo no Brasil. O único caso verificado no país em 2015 ocorreu em dezembro, no arquipélago deFernando de Noronha, a 545 quilômetros do Recife. De acordo com o International Shark Attack File (Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão, em inglês) da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, por meio de pesquisa divulgada esta semana, foram 98 incidentes em todo o mundo no ano passado, o maior número já registrado na história.

O número representa um aumento de 36% em relação a 2014, quando foram contabilizados 72 ataques. O recorde anterior foi no ano 2000, quando 88 pessoas foram alvos dos animais. Os Estados Unidos concentram o maior número de casos: 59. Em seguida, vêm Austrália, com 18, e África do Sul, com oito. Ao todo, seis vítimas morreram, sendo duas na Ilha de Reunião, território ultramarino francês no Oceano Índico, e as demais nos EUA, Austrália, Egito e Nova Caledônia. Os principais alvos são surfistas. Nenhum mergulhador foi atacado. Entre as possíveis causas apontadas pelos pesquisadores que fizeram o levantamento, está o fenômeno climático El Niño, que esquenta as águas dos oceanos, atraindo os tubarões para as áreas próximas às praias. O estudo prevê um aumento no número de casos nos próximos anos por causa do crescimento populacional e da crescente quantidade de pessoas que costumam tomar banho de mar.

Pernambuco
No Brasil, o único ataque registrado no ano passado foi em Fernando de Noronha, o primeiro ocorrido no arquipélago. No dia 21 de dezembro, um turista paranaense, Márcio de Castro Palma, de 32 anos, perdeu a mão e uma parte do braço direito após ser mordido por um tubarão durante um mergulho na baía do Sueste.

A vítima foi socorrida para o Hospital São Lucas e, depois, transferida para um hospital particular no Recife. O banhista disse que só percebeu o animal quando estava a aproximadamente 40 centímetros dele. “Fiz um giro de 360º, meio agachado, e, quando me posicionei novamente de frente para o oceano, o tubarão estava na minha frente. No segundo chacoalhão ele já arrancou o braço. Bati nele pra tentar me soltar, mas já tava sem o braço. Naturalmente eu afundei um pouquinho e comecei a nadar”, contou à época.

Em Pernambuco, a contagem começou a ser feita pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) há 24 anos, quando os casos passaram a ser mais recorrentes no estado. Desde 1992, 24 pessoas morreram vítimas de ataques no litoral pernambucano.

Segundo especialistas, os fatores responsáveis por esse aumento na região foram a expansão urbana, o assoreamento dos rios e a construção do Porto de Suape, no município de Ipojuca, Litoral Sul. O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a respeitar as placas de aviso e não tomar banho com água acima do nível da cintura.

Fonte: G1

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.