Psicólogo esportivo ajuda atletas a melhorar rendimento e alcançar pódio

Rio de Janeiro - Atletas treinam na academia da Vila Olímpica dos Jogos Rio 2016, onde estão hospedados. (Fernando Frazão/Agência Brasil)Para tratar a depressão ou os transtornos mentais, como bipolaridade e crises de ansiedade, os atletas de alta performance têm como aliado o psicólogo clínico, que conduz o tratamento em parceria com médicos psiquiatras. No entanto, no dia a dia dos treinamentos, a comissão técnica conta com um profissional ainda pouco conhecido, o psicólogo esportivo. Nesse caso, o psicólogo não tratará nenhum transtorno ou atleta específico, mas comporá uma equipe técnica para formular estratégias para o competidor alcançar o pódio.

“A psicologia do esporte não é um tratamento. Faz parte de um trabalho dentro de uma comissão, assim como faz parte o medico nutricionista, técnico, ortopedista. A principal função é desenvolver habilidades específicas para que o atleta tenha o melhor rendimento possível, que ele consiga fazer o melhor gesto técnico possível – principalmente com treinadores e preparadores físicos”, explica a psicóloga Luciana Ferreira Ângelo, integrante do Coletivo Ampliado do Conselho Federal de Psicologia.

Para atuar como psicólogo esportivo, o profissional precisa conhecer o esporte do qual fará parte. O objetivo é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e de que forma a participação nessas atividades influencia o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar do atleta nesse ambiente. Diferentemente do analista clínico, que atua em consultório, o profissional do esporte estará sempre onde o atleta estiver.

“Em primeiro lugar, o psicólogo precisa entender da modalidade. Se atende a um velejador, tem que entender as diferenças dos barcos em que vai velejar. O canoísta Izaquias [Queiroz], que remou sozinho, também competiu com duas canoas, que força mecânica ele precisa para realizar o movimento? Quais foram as estratégias táticas?”.

Em esportes coletivos costuma-se desenvolver habilidades em equipe para reforçar o papel do líder, aprimorar a comunicação entre os atletas e a imprensa, criar estratégias de enfrentamento de situações críticas e pressões por resultados positivos.

No futebol, por exemplo, o psicólogo esportivo vai treinar com os atletas a melhor forma de bater pênalti e exercitar o controle da ansiedade. Além disso, o psicólogo conduz o profissional à visualização de que tenha acertado a penalidade máxima em treinamento, uma das formas de trabalhar o desenvolvimento dessa habilidade.

“Às vezes, as pessoas confundem e acham que qualquer psicólogo poderia atender o atleta. E isso não é necessariamente verdade porque a gente faz um diagnóstico junto com a equipe técnica e desenvolve um trabalho para potencializar habilidades específicas. Não há o tratamento clínico da pessoa”, explica.

Estresse

Luciana Ângelo destaca que a pressão, as críticas e cobranças enfrentadas por atletas de alta performance e a forma como lidam com esses fatores é um aspecto importante do trabalho do psicólogo do esporte. O gerenciamento do estresse é um dos principais pontos abordados na atuação desses profissionais.

“A pressão pelo resultado é tão intensa que o atleta fica em dúvida se ele consegue repetir ou não um resultado que teve. O que acontece é que o atleta é um profissional de uma carreira curtíssima, na maior parte das modalidades. Esse cara começa a carreira na adolescência e passa o começo da vida adulta totalmente focado num objetivo”, diz.

Para a psicóloga, o maior legado dos Jogos Olímpicos é o atleta, as emoções que ele transmite, como lida com a derrota.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.