Revisão das perícias vai prejudicar atendimento no INSS, diz associação

A revisão dos benefícios por incapacidade pagos há mais de dois anos para os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode complicar ainda mais o atendimento e o tempo de espera pela concessão do auxílio-doença. As convocações começaram neste mês e os peritos vão receber um bônus de R$ 60 por exame.

De acordo com o modelo proposto pelo governo, os peritos envolvidos na revisão terão que usar a primeira hora de trabalho para avaliar os benefícios suspeitos. Para a Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas), o tempo destinado à análise dos novos pedidos será prejudicado. Além disso, o bônus seria uma espécie de pagamento em duplicidade, pois os peritos já recebem para fazer a avaliação e a reavaliação dos segurados.

Confira a entrevista com Warley Gonçalves, presidente da Cobap, sobre a revisão. A entidade também quer a volta de uma pasta específica para a Previdência Social e critica os planos do governo para mudar as regras de concessão das aposentadorias.

R7: O governo diz que a revisão dos benefícios por incapacidade e a Reforma nas regras de concessão são necessárias para equilibrar as contas e conter o déficit. A Cobap defende há anos uma posição contra a ideia que a Previdência é deficitária. Por que não existe déficit e quais os motivos do governo para querer a Reforma então?

Warley: Porque o dinheiro da Previdência, pago obrigatoriamente pelos trabalhadores legais, é desviado para outros fins, além cobrir gastos sociais que devem ser despesas da União. Além disso existem as renúncias fiscais e a imensa dívida não paga pelos devedores da Previdência. Tudo o que o governo fala de déficit, nada tem a ver com o envelhecimento da população, que pagou a vida inteira a Previdência.

R7: Com o fim da pasta da Previdência ficou mais difícil o diálogo com o governo? Como estão as negociações dos temas importantes para os aposentados no Conselho Nacional da Previdência Social após o fim da pasta? O Conselho perdeu força?

Warley: Com certeza! Antes tínhamos um ministro pra dialogar questões específicas dessa máquina complexa que é a Previdência. Técnicos, especialistas que desenvolviam um trabalho coordenado com a população e submetiam ao ministro. Agora está tudo descoordenado. Ainda estamos perdidos e lutando pela volta do Ministério.

R7: Durante a revisão dos benefícios por incapacidade, os peritos do INSS vão receber um  bônus de R$ 60 por atendimento feito, dentro da jornada de trabalho. Ou seja, além do pagamento do salário eles vão receber um extra para fazer o que já é parte da rotina de trabalho deles. Isso não seria então uma remuneração em duplicidade?

Warley: Sim! Inclusive a COBAP já denunciou, através do nosso site, a ilegalidade desse absurdo.

R7: No dia 27, a Cobap vai fazer um protesto em Brasília pela volta do Ministério da Previdência Social. Quais são as outras reivindicações?

Warley: Nesse momento difícil do nosso país, nos unimos a outras entidades e unificamos bandeiras para ganharmos força. Nesse ato do dia 27 estaremos juntos com a Federação Nacional das Entidades Sindicais de Funcionários Públicos (FNESPF) e reivindicaremos, além da volta do Ministério, a não reforma previdenciária e a equidade e paridade salarial. Os parceiros da Anasps também estarão conosco.

R7: Há alguns anos, o ministro Berzoini caiu porque o INSS cortou o pagamento dos benefícios de idosos com mais de 90 anos para que eles provassem que estavam vivos. O senhor acha que o ministro Eliseu Padilha, do Planejamento, está cometendo um erro parecido fazendo este pente-fino sem ouvir as entidades de aposentados e pensionistas e dando bônus para os médicos?

Warley: Com certeza. Assim como fizeram com as pensionistas, taxando-as de interesseiras, estão acusando os aposentados por invalidez de desonestos. Recebemos dezenas de ligações diárias de pessoas desesperadas, que estão há anos fora do mercado de trabalho e já comprovaram através dos médicos que as acompanham que não podem desenvolver suas profissões. Essa medida causou um desespero geral em pessoas com a saúde já debilitada, sem haver nenhum diálogo e conhecimento da realidade dessas pessoas.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.